Michel Laub

    MichelLaubnasceu em Porto Alegre, em 1973. Escritor e jornalista foi editor-chefe darevista Bravo e coordenador de publicações e internet do Instituto MoreiraSalles. É colunista da Folha de S.Paulo, escreve a cada duas semanas, sempre àssextas-feiras, na versão impressa da Ilustrada, colaborador de Contigo e dediversas editoras e veículos.

    Publicou cinco romances,todos pela Companhia das Letras: Música Anterior (2001); Longe da água (2004),lançado também na Argentina; O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009) eDiário da queda (2011), publicado também na Alemanha, Espanha, Estados Unidos,França,  Holanda, Inglaterra, Itália,Israel e Portugal com direitos vendidos para o cinema.

    ?O Diário? é uma viageminusitada pela memória de um homem. Conta a história de um garoto de treze anosse machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra oepisódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujasconsequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes -a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, eleconstrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda. O livro selecionadopela Bolsa Funarte de Criação Literária.

    Entre os vários prêmios quetraz na bagagem estão o Bienal de Brasília (2012), Bravo Prime (2011) e EricoVerissimo (2001) e foi finalista dos prêmios Portugal Telecom (2005, 2007 e2012), Zaffari&Bourbon (2005 e 2012), Jabuti (2007) e São Paulo deLiteratura (2012).

    Também tem contos publicadosem antologias no Brasil e no exterior. É um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros,da revista britânica Granta.

    Sobre o blog na wordpressque mantém, escreveu, em 11 janeiro de 2009, sob o título Back to black, white and red:  ?De volta à lojinha, desta vez para ficar,espero. Além dos textos novos, aos poucos voltam ao ar alguns posts antigos dosquais (ainda) não me envergonho (muito)?. Irreverência presentes em váriostextos assinados por Michel.

     

    Atualizado em Janeiro/2013 ?Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Contato: [email protected]. Twitter: @michellaub

    http://michellaub.wordpress.com/2009/01/

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/michellaub/1216300-spike-lee-tarantino-e-racismo.shtml

    J&Cia – 10.10.12 – Feirado Livro de Frankfurt movimenta autores jornalistas

    http://michellaub.wordpress.com/biografia-contato-entrevistas/