Josemar Gimenez

    Josemar Gimenez Resende nasceu em São João del Rei (MG), em 3 de abril de 1964. Estudou Economia e Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Também fez o curso executivo Skills, Tools e Competencies (STC) oferecido pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Kellogg, escola de negócios da Universidade Northwestern (Chicago, EUA).
     
    Iniciou sua carreira profissional como repórter do caderno de Economia na sucursal do O Globo, em Belo Horizonte (MG).  Posteriormente, foi repórter na sucursal mineira do jornal Gazeta Mercantil.
     
    Em 1990, atuou como chefe da Revista Veja em Belo Horizonte, quando, então, mudou-se para São Paulo (SP) e assumiu a coordenação do caderno de Economia da sucursal do O Globo.
    Durante os cinco anos no jornal, foi também secretário de Redação e chefe de Redação.
     
    Entre 1995 e 2000, trabalhou na função de diretor de Redação do jornal Diário Popular, em São Paulo.
     
    Em novembro de 2000, foi convidado pelo Grupo Diários Associados a assumir o cargo de diretor de Redação do Jornal Estado de Minas (MG), em Belo Horizonte, cargo que exerce desde então. Também é diretor de Redação do Correio Braziliense (DF)  e do Aqui DF.
     
    Há 24 anos como gestor executivo de redações, Josemar é apaixonado pelo que faz e se orgulha de ter comandado equipes que participaram das principais coberturas do País.
     
    Dentre os momentos marcantes na carreira, destacam-se: a reformulação gráfica e editorial que realizou no Diário Popular, transformando-o no jornal mais vendido em bancas no Brasil; e a transformação que vem realizando nos últimos dez anos no Estado de Minas e no Correio Braziliense, que se destacam pela seriedade de suas informações e grandes premiações.
     

    Em janeiro de 2013 Josemar Gimenez foi um dos membros da equipe do Estado de Minas indicada finalista da edição 2013 do Prêmio Esso, na categoria Primeira Página. Com a reportagem Oscar Niemeyer da equipe indicada também faziam parte os jornalistas Álvaro Duarte, João Bosco Martins Sales, Carlos Marcelo Carvalho, Renata Neves, Ney Soares Filho, Rafael Alves, Janey Costa e Júlio Moreira.

    Em julho de 2014 Josemar assumiu a direção do escritório dos Diários Associados em São Paulo. Até junho de 2015 ocupou cumulativamente o posto de diretor de Redação do Estado de Minas com o comando da Redação do Correio Braziliense.  Passou a bastão de diretor de Redação do Estado de Minas ao jornalista Carlos Marcelo Carvalho, que desde 2011 era editor-chefe do Estado de Minas e foi promovido.

    Em outubro de 2015 Josemar Gimenez é presença confirmada no Encontro de Tiradentes, (MG), em mesa sobre O futuro dos jornais que reunirá também Cida Damasco (O Estado de S.Paulo) e Luiz Fernando Gomes (Lance). O evento, apoiado por este Portal dos Jornalistas, tem a curadoria de Audálio Dantas e apoio da Prefeitura de Tiradentes.

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/carlos-marcelo-carvalho-novo-diretor-redacao-estado-minas

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/vaivem-das-redacoes-25420151059

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/josemar-gimenez-assume-em-sao-paulo-nova-estrutura-dos-diarios-associ

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/finalistas-em-58-%C2%A0premio-e

    Informações iniciais fornecidas pelo próprio jornalista.