Henrique Koifman

    Henrique Koifman é carioca do bairro de Laranjeiras e mora no Rio de Janeiro. É formado em Jornalismo pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Iniciou sua carreira na revista Manchete, em 1986, tornando-se repórter especial para matérias de aventura. Em 1987, participou pela revista da cobertura do rali Transandino. Criou a seção de automóveis da revista Ele e Ela, e idealizou e coordenou, no final dos anos 1980, um Curso de Mecânica para Mulheres.

    Foi subeditor do jornal O Dia entre 1994 e 1999, no Rio de Janeiro, atuando nas editorias de Automóveis – foi idealizador da revista mensal Automania – e de Cultura, sendo responsável pela edição do suplemento semanal Show & Lazer e pelo setor de programação cultural do Caderno D.

    Entre 2000 e 2001, foi professor de Fotografia no antigo Curso Politécnico de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá. A partir de 2001, dedicou-se principalmente à comunicação corporativa de clientes institucionais de segmentos como os de Hotelaria, Energia e Mineração (entre estes, Grupo Pestana, Vale, Petrobras, Anglo American e Invepar), à frente das empresas Ateliê 19, Ventana e, mais recentemente, como diretor da Rebimboca Comunicação.

    Henrique complementa suas publicações em texto com fotos e pequenos vídeos que produz com um celular. Também como fotógrafo, em 2013, participou da exposição coletiva Olhar Digital, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio. Em 2014, lançou o livro Fotodiário – Registro Celular do Cotidiano (Jaguatirica)

    Paralelamente, entre 1998 e 2007, manteve a coluna Rebimboca no suplemento de automóveis do jornal o Dia. A partir de 2007, a coluna migrou para o portal do Jornal O Globo na forma do blog Rebimboca online, tendo como tema “crônicas do universo dos automóveis”. Desde de 8 de abril de 2013, apresenta o programa Oficina Motor no canal +Globosat. O ‘Oficina’ trata da paixão pelos automóveis, exibindo de testes com carros nas ruas e pistas a viagens com supermáquinas pelas estradas da Europa e dos EUA, com visitas a museus e fábricas.

    Henrique se apresenta no twitter como “Jornalista, fotógrafo, poeta e observador da natureza. Apresentador do programa Oficina Motor e sócio na Rebimboca Comunicação”.

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista.

    http://oglobo.globo.com/blogs/rebimboca/

    http://globosatplay.globo.com/globosat/oficina-motor/

    https://br.linkedin.com/pub/henrique-koifman/a/406/a87

    https://www.facebook.com/henrique.koifman

    https://twitter.com/agahkah

    http://filmow.com/henrique-koifman-a335938/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/henrique-koifman-lipe-paiga-lancam-boletim-carroinvest