Carolina Oms

    Carolina Oms nasceu em Guarulhos (SP), em um dia 10 de fevereiro. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), de São Paulo, desde 2011. Em maio de 2011 concluiu o Curso de Jornalismo do jornal Valor Econômico. Realizou ainda os cursos online de Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas (EUA), em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), e o da Lei de Acesso à Informação para Jornalistas, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), ambos em 2015.
     
    Na universidade, desenvolveu um projeto de iniciação científica que uniu Teatro, História e Jornalismo e tratou da censura na obra de Nelson Rodrigues (1912-1980) e sua repercussão nos jornais da época. O trabalho foi realizado no projeto temático de pesquisa do arquivo Miroel Silveira (1914-1988), que estuda a censura às peças encenadas no Estado de São Paulo entre 1929 e 1968.
     
    Em março de 2009 fez estágio no Terra Magazine, revista eletrônica editada pelo jornalista Bob Fernandes, onde atuou nas mais diversas áreas, como Cidades, Política, Cultura, Internacional e Saúde.
     
    Foi repórter freelancer na Caixa Econômica Federal no período de produção do Projeto Especial CEF: 150 anos, que percorreu 14 estados brasileiros, mapeando os resultados dos programas sociais e de financiamento do banco nos últimos anos.
     
    Após o curso de Jornalismo e o estágio no Valor Econômico (SP), a partir de setembro de 2011, passou a atuar no jornal como repórter no caderno de Finanças, responsável principalmente pela cobertura de seguradoras, fundos de pensão e de previdência e política monetária internacional.
     
    Migrou em fevereiro de 2013 para o jornal Folha de S.Paulo (SP), como repórter de Economia responsável pela cobertura do Ministério da Fazenda e Banco Central, atuando na sucursal de Brasília (DF).
     
    Trabalhou na Agência CMA (DF), produtora de notícias em tempo real para o mercado financeiro, cobrindo os ministérios da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento, Trabalho e Banco Central.
     
    Em outubro de 2013 passou a repórter da IstoÉ Dinheiro (SP), na sucursal de Brasília, cobrindo, principalmente, Macroeconomia e Governo. Também contribuiu com a coluna semanal Poder.
     
    Passou a coordenadora do Valor PRO, na segunda passagem pelo jornal Valor Econômico, em maio de 2015, ainda em Brasília, fazendo a cobertura do Judiciário e do Ministério Público. Deixou a publicação em janeiro de 2017, mudando-se para Nova Delhi (Índia), acompanhando o marido diplomata.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 998