7.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Jornal do Commercio (PE) demite mais de 20

Por Ana Lima, de Recife, especial para o Portal dos Jornalistas

Maior empregador de profissionais de comunicação em Pernambuco, o Sistema Jornal do Commercio começou a semana com o anúncio de mais de 20 demissões no Jornalismo. Naquilo que comumente se chama de “passaralho de final de ano”, foram dispensados repórteres e editores, alguns com mais de 30 anos de casa. É o caso do editor de Esportes Marcelo Pereira, que comentou o assunto em sua rede social:

“30 anos, 8 meses e 6 dias. Hoje um importante ciclo se encerra em minha vida, dedicado ao Jornal do Commercio, ao jornalismo cultural, quase todo ele, mas também aos esportes. Anos de comprometimento, de muito trabalho, feito com o máximo de zelo dentro de minhas capacidades e competências. Saio realizado e com orgulho, reconheço que falhei em alguns momentos, mas sabendo que honrei a profissão que abracei e a empresa que escolhi para dedicar um período tão longo de minha vida e sem medir esforços, porque fruto de uma paixão, desde que fui estagiário em 1985 até ir para a Rede Globo (Globo Esporte) em 1987 e decidir voltar exatos três anos depois, em 1° de abril de 1990 − por um desejo pessoal de realização profissional. (…) Sonhava, sim, deixar o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação um dia, já aposentado − e falta tão pouco −, para abrir caminhos às novas gerações. É a única frustração que levo comigo. Mas, como sempre disse a quem conviveu comigo: ‘Jornalismo é dinâmico’. Um novo e desconhecido ciclo se inicia hoje. E dele ainda nada sei. Mas perseverarei e buscarei um sonho dentro dele a realizar.”

Muitos jornalistas se solidarizaram com os demitidos, lamentando o definhar do jornal de papel e também do jornalismo como profissão. No decorrer deste ano, tivemos muitas notícias de profissionais demitidos, veículos extintos e inúmeras dificuldades para trabalhar. Quando saem das redações, os profissionais se perguntam sobre o que será dali para a frente. A resposta é sempre pessoal, depende dos objetivos de cada um, da carreira construída, do mercado de trabalho. Porém, em um ano de incertezas como este 2020, ninguém sabe mais de nada.

Além de Marcelo Pereira, deixaram o Sistema Jornal do Commercio:

Mona Lisa (JC Economia)

Adriana Victor (TVJornal)

Leo Spinelli (JC)

Arnaldo Carvalho (JC Fotografia)

Diana Moura e Priscila Miranda (Rádio Jornal)

Gabriela Máxima e Carlyle Paes Barreto (JC Esportes)

Marina Padilha e Mariana Dantas (Mídias Digitais)

Ciara Carvalho e Betânia Santana (JC Cidades)

Felipe Amorim, Juliana de Melo e Thiago Wagner (JC Online)

Rostand Tiago, José Teles, Valentine Herold e Karoline Albuquerque (JC Cultura).

Related Articles

1 COMENTÁRIO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Borges
Francisco Borges
3 anos atrás

Jornal impresso, televisão aberta são coisas do século passado. Na minha casa ninguém mais assiste tv aberta e nem lê jornal. Tudo na vida tem começo, meio e fim, esses tipos de mídia está no fim e vida que segue

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese