O Jornal da Record estreia nesta segunda-feira (10/5), a partir das 19h45, uma nova série de reportagens sobre tráfico humano, chamada Aprisionadas. Dividido em quatro capítulos, o trabalho conta o drama vivido por brasileiras vítimas desse tipo de crime. Todos os casos têm um ponto de partida em comum: o aliciamento pelas redes sociais. Quatro temas serão desenvolvidos: grupos extremistas, tráfico de órgãos, exploração sexual e escravidão contemporânea.

A primeira reportagem contará o caso de uma jovem de 19 anos que se envolveu com grupos extremistas e viajou para a Turquia. Desde então, sua família, que vive em São Paulo, não consegue ter notícias de seu paradeiro.

Já a segunda reportagem, que vai ao ar na terça-feira (11/5), abordará um esquema de tráfico de órgão. A repórter Thais Furlan teve acesso a denúncias de mulheres que eram levadas para o esquema criminoso. Uma mulher, traumatizada, não quis gravar par as câmeras, mas narrou em áudio tudo o que aconteceu. E para contar essa história, o Jornal da Record aposta em um formato inédito no jornalismo televisivo brasileiro: a linguagem em quadrinhos que, une o desenho e a voz para apresentar o crime, sem expor a vítima.

Foto: Record TV

Alexandre de Maio, uma das maiores referências do país em jornalismo em quadrinhos, faz parte desse projeto. Por meio do desenho, ele revela detalhes do local, do suspeito e de todas as situações. Imagens que a Record TV não mostra para preservar a vítima, mas, com o uso da HQ, ajuda o telespectador a entender a história.

Na quarta-feira (12/5), a reportagem abordará exploração sexual, com destaque para a ação de agentes da imigração de Londres que salvaram uma brasileira de ser vítima deste crime. E a última matéria da série, que será exibida na quinta-feira (13/5), revela como duas mulheres bem-sucedidas tornaram-se vítimas da chamada escravidão contemporânea. Elas foram enganadas por mentiras de uma vida de luxo e fantasia na Turquia, e não podiam sair de casa, faziam serviços domésticos, cuidavam de idosos, e eram castigadas diariamente.

Além de Thais Furlan, os responsáveis pelas reportagens são Fernanda Camargo, Daniel Arcanjo e Lucas Bueno, com coordenação de Rosana Teixeira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments