Principal biógrafo do padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio, e autor de quatro livros sobre ele, Hamilton Almeida está lançando sua quinta obra com esse foco: Padre Landell: o brasileiro que inventou o wireless.

Segundo o professor Gildo Magalhães, que assina o prefácio, “encorpado com descobertas que reescrevem a história do ilustre personagem, Padre Landell: o brasileiro que inventou o wireless é um livro-reportagem surpreendente. Tudo o que se sabia adquiriu outra dimensão. Está mais claro o que e como o talentoso padre-cientista fez o que fez e qual foi a repercussão no País e no exterior. O seu retrato ganhou contornos mais consistentes, amplos e luminosos. Pela primeira vez, a experiência de 1899 é descrita em detalhes e alcançou o status de emblemática. Afinal, um público selecionado, membros da elite intelectual e empresarial paulista, teve o privilégio – então inédito no planeta − de ouvir sons transportados por ondas de rádio: acordes do Hino Nacional cruzaram o espaço de alguns quilômetros! Outra revelação: além das fronteiras nacionais, as suas patentes norte-americanas serviram de referência para outros inventores até recentemente. Um consolo para quem não teve o apoio necessário para comercializar notáveis criações”.

Hamilton começou a pesquisar as façanhas do Padre Landell ainda estudante na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e não parou mais. Iniciou a carreira profissional em São Paulo, como repórter da agência Telenotícias, do Grupo Visão. Em Porto Alegre, foi repórter de economia de Zero Hora por mais de uma década. Em Buenos Aires, foi correspondente de ZH e, depois, da Gazeta Mercantil Latino-Americana, além de colunista da revista Imprensa e colaborador da rádio BBC, de Londres, para assuntos de economia. Investigações na capital do país vizinho levaram-no a escrever Sob os olhos de Perón: o Brasil de Vargas e as relações com a Argentina (Record, 2005). De volta ao Brasil, atuou na CDN e é colaborador da revista Química e Derivados. É também autor de O amor através dos tempos (Universo dos Livros, 2010).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments