Guto Abranches assume a JBTV

Guto Abranches

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Guto Abranches, ex-GloboNews, aceitou convite de Omar Catito Peres, do novo Jornal do Brasil, para a implantação da JBTV. Peres pretende expandir a marca para um canal de televisão na internet, com conteúdo exclusivamente jornalístico.

O cargo de Guto (guto.abranches@jb.com.br) é de diretor de Rádio e TV do Jornal do Brasil. A fase atual é de transformar a ideia da tevê em projeto concreto: definir grade de programação, equipamentos, orçamento e, mais adiante, pessoal para trabalhar. Do ponto de vista editorial, ele se reporta diretamente a Peres. Nesta fase de planejamento e implantação, atua em conjunto com Antônio Carlos Mello Affonso, vice-presidente financeiro e administrativo. À medida que a tevê evoluir, vai haver mais interação com a redação do jornal, que conta com o vice-presidente editorial Gilberto Menezes Côrtes; Jan Theophilo no Informe JB, Tereza Cruvinel, Hildegard Angel, Renato Maurício Prado e muita gente boa.

“Num momento em que tantos lugares estão derretendo, mandando gente embora, aqui estamos nascendo e com proposta de investimento”, afirma Abranches. E prossegue: “É uma novidade bacana porque, de um lado, já nasce com o nome do Jornal do Brasil – que eu, paulistano adotado generosamente pelo RJ, descobri que é uma marca, um nome, uma história pela qual o Rio de Janeiro tem uma afeição. De outro lado, a proposta é oferecer um outro olhar, outro recorte, outros pontos de vista e de sensibilidade sobre a realidade do Rio, do Brasil e do mundo”.

Paralelamente, será criada também a Rádio Jornal do Brasil FM – que não é a JB FM, que já existe, mas outro produto de outro dono. Por enquanto, a rádio não será lançada, somente um pouco depois da entrada da webtv no ar, prevista para ainda este ano. Para a audiência distinguir a nova Rádio Jornal do Brasil da Rádio JB existente, está previsto um trabalho de marketing, além da divulgação da rádio dentro da webtv e outras iniciativas. A expectativa é que o conteúdo eminentemente jornalístico da Jornal do Brasil FM, por si só, ajude também a estabelecer essa distinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *