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terça-feira, abril 13, 2021

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Folha inicia ciclo de cobrança por conteúdo digital

A Folha começa nesta 5ª.feira (21/6) a cobrar por todo o seu conteúdo digital, adiantando tendência internacional que tem tudo para ser replicada pela maioria dos grandes veículos noticiosos brasileiros. O modelo, que o jornal já praticava em aplicativos para tablets e celulares desde janeiro, prevê 20 notícias ou artigos gratuitos por mês; para acessar outros 20, o leitor deverá fazer um cadastro relativamente simples; a partir do 41º texto, ele terá que pagar por uma assinatura com validade mensal. Segundo Antonio Manuel, superintendente do Grupo Folha, o tema já havia sido discutido no ano passado por diversos executivos reunidos no Maximídia, fórum sobre comunicação e marketing do jornal Meio & Mensagem. Entre os veículos que teriam confirmado adesão ao sistema conhecido como paywall (muro poroso de pagamento) estão O Estado de S. Paulo, O Globo e Lance. O modelo foi idealizado e colocado em prática com relativo sucesso pelo The New York Times, que o adotou em março de 2011 e obteve, graças a ele, 454 mil assinantes digitais em um ano. Também já implantaram sistemas semelhantes o americano Wall Street Journal e os britânicos Financial Times e The Times. No modelo da Folha, o valor pago pelo período de leitura será de R$ 1,90 no primeiro mês, como promoção, passando a R$ 29,90 no mês seguinte. Essa assinatura não se renova automaticamente ? terminado o ciclo, o leitor tem outra vez direito aos 40 textos gratuitos e só faz nova assinatura se quiser. Todo o conteúdo, seja produzido para a edição impressa ou para o tempo real, estará unificado sob uma única marca, Folha de S.Paulo, que substituirá em definitivo o atual Folha.com. Assinantes do impresso continuarão com acesso irrestrito a todas as plataformas, enquanto assinantes digitais poderão ler todo o conteúdo produzido para tablets, celulares e computador. Assinantes do UOL mantém acesso só aos textos do site. Parte do conteúdo digital permanecerá livre a não assinantes, como blogs e o canal Folha Transparência. O grupo espera perder parte de seus leitores online no início da transição ? hoje contabiliza a média de 232 milhões de pageviews por mês ?, mas trabalha com a perspectiva de recuperar parte da audiência, além de qualificar e fidelizar o leitor hard user como estratégia de valorização do espaço publicitário.

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