Em mais um capítulo da série de reportagens que comemora os seus 50 anos, o Fantástico revelou neste domingo (20/8) a identidade de Eduardo Faustini, o “repórter secreto”. Foi a primeira vez que o profissional exibiu sua imagem no programa que o consagrou e onde atuou por 26 anos até sua saída em 2021.

“As pessoas fazem muita confusão, achando que eu não mostro o meu rosto para me proteger”, explicou o jornalista, aparentemente nervoso por conceder a entrevista exibindo seu rosto pela primeira vez. “Mas, na realidade, eu nunca mostrei o rosto para proteger o meu trabalho. Porque o fato de eu não ser conhecido possibilitou que eu fizesse muitas matérias de infiltração, que eu frequentasse lugares sem ser reconhecido”.

Eduardo Faustini (Reprodução: Fantásrtico/TV Globo)

Além das vantagens profissionais do anonimato, Faustini também destacou que outro motivo para não revelar sua identidade por quase três décadas foi para preservar sua família. “Eu sabia o peso da minha responsabilidade. Eu sacrifiquei a minha família, minha mulher, meu filho — e eles nunca me cobraram. Mas eles sabem o que passaram. O meu filho fez a faculdade com policiais na porta da sala de aula”.

Faustini começou a carreira como repórter investigativo da extinta Rede Manchete em 1990, migrando para o SBT dois anos depois. Em 1995, ele começou a trabalhar na Rede Globo e já a partir de 1996 passou a integrar a equipe do Fantástico. Ao longo de seu trabalho na emissora, o “repórter secreto” foi ameaçado diversas vezes devido às investigações que participou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments