Entidades defensoras da liberdade de imprensa repudiaram a censura a uma reportagem de O Globo sobre movimentações financeiras da VTC Log, empresa investigada pela CPI da Covid. O texto cita relatório produzido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que aponta dezenas de saques em espécie nas contas da empresa.

A decisão de censura, proferida em agosto pela desembargadora Ana Maria Ferreira, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), atende a um pedido da VTC Log, que alega ter sido vítima de “violação de sigilo financeiro e bancário”.

O pedido da empresa foi negado em primeira instância, mas atendido em segundo grau. A desembargadora considerou que “a publicação com tantos detalhes evidencia vazamento de informações e/ou documentos sigilosos, tornando públicos dados acerca dos quais o conhecimento deveria ser restrito”.

O Globo retirou os links do ar, declarou que vai recorrer da decisão e explicou que o conteúdo da reportagem, além de acurado, é de interesse público: “O dever da guarda do sigilo de um documento produzido por um órgão público é conferido ao servidor, e não à imprensa, que tem o direito tanto de publicar matérias de interesse da sociedade como o de resguardar o sigilo da fonte”.

Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), pediu que, “no âmbito da liberdade da imprensa, seja revisada a decisão o quanto antes, pois ela não afeta só o jornal O Globo mas também toda a imprensa brasileira. É um atentado à liberdade de imprensa e ao jornalismo investigativo. A população tem o direito de tomar conhecimento de todos os fatos de interesse público”.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a decisão, e declarou que “determinar a remoção de uma reportagem sobre as informações levantadas pela CPI da Covid cerceia o direito dos cidadãos à informação e se caracteriza como uma violação da liberdade de imprensa”.

Também em agosto, a Justiça censurou outras reportagens de O Globo, no caso, no blog de Malu Gaspar, sobre inconsistências e suspeitas de fraude em ensaio clínico da proxalutamida, remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments