Já em sua segunda semana, o censo que busca mapear o Perfil Racial da Imprensa Brasileira, iniciativa liderada por Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas, em parceria com Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e I’Max, recebeu o apoio de algumas das mais importantes e influentes entidades do jornalismo.

Entre elas estão a centenária ABI – Associação Brasileira de Imprensa, a recém-constituída Ajor – Associação de Jornalismo Digital, a ANER – Associação Nacional dos Editores de Revistas, a ANJ – Associação Nacional dos Jornais, a Jeduca – Associação dos Jornalistas de Educação, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e a Rede Jornalistas Pretos. O projeto conta ainda com o apoio institucional da Universidade Zumbi dos Palmares.

Por que isso importa?

Segundo explicam os organizadores do censo, ter o aval dessas instituições mostra não apenas a credibilidade do trabalho, mas também de quem o organiza. Para Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas e idealizador do projeto, “as três empresas que se associaram para realizar esse projeto têm uma larga história de atuação na área de comunicação e um grande respeito do mercado. Nossa newsletter Jornalistas&Cia está indo para o vigésimo sexto ano de vida, sendo hoje uma referência junto à imprensa de todo o País, com múltiplas e relevantes realizações, entre elas a criação do Portal dos Jornalistas. O Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas realiza há cerca de duas décadas pesquisas nos mais variados setores, do político à comunicação, sempre com grande confiabilidade e aderência. E o I’Max, empresa que nasceu da fusão do I’m Press e da Maxpress, monitora há mais de 30 anos a movimentação dos jornalistas nas redações brasileiras, sendo a mais respeitada empresa na elaboração e comercialização de mailings de imprensa e de outras atividades”.

O censo Perfil Racial da Imprensa Brasileira tem o propósito de aferir a atual situação racial das redações brasileiras e, desse modo, contribuir para políticas afirmativas de diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. São 13 as questões que constam do questionário que está sendo encaminhado aos 61 mil jornalistas em atividade no País, com tempo máximo de resposta de cinco minutos.

Aqui o link para participar da pesquisa: https://perfilracial.portaldosjornalistas.com.br/ − lembrando que ela é exclusiva para quem atua em redações. Outras informações com Vinícius Ribeiro ([email protected]).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments