Ruth Helena Bellinghini (61) morreu em 19/8 vítima de infecção generalizada. Diabética, vinha lutando contra a síndrome de Fournier (infecção necrotizante perineal).

Conhecida pela atuação profissional rigorosa na apuração de reportagens sobre ciência, esteve no Grupo Estado por cerca de duas décadas. Ultimamente trabalhava na redação da Revista Questão de Ciência.

Segundo a Folha de S.Paulo, a preocupação com a Covid-19 e o caminho negacionista que o País tomou na pandemia, virando as costas para evidências, era parte do dia a dia nas conversas da jornalista com conhecidos.

Um dos textos que publicou na Questão de Ciência mostrava um pouco do seu humor e, ao mesmo tempo, seu apreço pela informação correta e bem embasada. Com o título Um Domingão no Covidário, ela narra o ecossistema e os personagens de uma ala de hospital destinado aos casos suspeitos de Covid, onde ficou por algumas horas para fazer exames, mas não um RT-PCR.

O Instituto Questão de Ciência, que edita a revista científica, lamentou em nota a perda da jornalista, e relembrou que Ruth era editora assistente da publicação, pela qual conquistou o Prêmio da Sociedade Brasileira de Imunizações por reportagem sobre reações psicológicas à vacina contra HPV no Estado do Acre, e a tentativa de se usar o caso para lançar um movimento antivacinas no Brasil.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments