Relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) contabilizou 314 jornalistas brasileiros mortos por Covid-19 em 699 dias, de abril de 2020 a fevereiro de 2022, o equivalente à média de uma morte a cada 2,2 dias. Segundo dados da ONG Press Emblem Campaign, o Brasil é o país com mais comunicadores mortos pelo coronavírus, seguido por Índia, Peru e México.

A Fenaj destaca, porém, que após o início da campanha de vacinação no País o número de óbitos caiu significativamente: Nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados 11 casos, contra 42 do mesmo período em 2021.

São Paulo é o estado com mais jornalistas mortos, com um total de 42 casos desde o início da pandemia, o equivalente a quase 34% do total. Em seguida vêm Rio de Janeiro, com 33 mortes, Pará e Paraná, ambos com 24 casos, Minas Gerais, com 20 mortes, e Mato Grosso, com 19 casos.

O relatório, produzido pelo Departamento de Saúde e Segurança da Fenaj, foi elaborado a partir de dados de jornais, sites e blogs de todo o Brasil, mais informações fornecidas pelos sindicatos de jornalistas nos estados ou diretamente de colegas de profissão. Norian Segatto, diretor do departamento, explica que os números podem estar subestimados e não reflitam integralmente o tamanho da tragédia.

Maria José Braga, presidente da entidade, destacou os esforços dos sindicatos filiados e para garantir a proteção da vida e das condições de trabalho dos jornalistas em meio à pandemia: “Além de orientar e cobrar a adoção de medidas sanitárias por parte dos empregadores, com muitos casos levados ao Ministério Público do Trabalho, os sindicatos atuaram na busca pela vacinação prioritária da categoria, uma vez que os jornalistas foram considerados trabalhadores essenciais desde o início da pandemia. Muitos sindicatos obtiveram êxito no pleito, a exemplo de Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e das cidades de São Luís (MA) e Rio Grande (RS)”.

Leia o relatório na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments