A 16ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vai homenagear Elaíze Farias e Kátia Brasil, cofundadoras do site Amazônia Real, com sede em Manaus.

Durante o evento, uma cerimônia apresentada por Marcelo Träsel e Eliane Brum exibirá um documentário sobre o trabalho das duas homenageadas, que se tornaram um símbolo do jornalismo independente.

Formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Elaíze atuou como repórter na imprensa do Amazonas e especializou-se na produção de reportagens com foco em povos indígenas e povos tradicionais, direitos territoriais, direitos humanos, impactos de grandes obras na natureza e nas populações amazônicas, entre outros assuntos. Ao longo da carreira, venceu premiações como Prêmio Imprensa Embratel, Prêmio Onça-Pintada de Jornalismo e Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.

Kátia Brasil é cofundadora e editora executiva do Amazônia Real. Formou-se pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1990. Iniciou no jornalismo em 1986, trabalhando nas rádios Tupi e Tropical, no Rio, onde também participou da redação da Revista Momentos e foi fundadora do jornal de bairro Folha de Santa Teresa.

Em março de 1990, mudou-se para a Amazônia e passou pelas redações de O Estado de Roraima, A Gazeta de Roraima, TV Educativa, O Globo, Em Tempo, TV Cultura, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Em 1991, ganhou o Esso de Jornalismo Região Norte com a reportagem Bandeira do Brasil Hasteada na Fronteira, publicada em A Gazeta de Roraima.

O congresso da Abraji, que tem apoio de divulgação de J&Cia e Portal dos Jornalistas, será realizado de 23 a 29 de agosto. Inscreva-se!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments