O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji está com inscrições abertas para a sua 16º edição. Este ano, assim como em 2020, o evento será realizado de 23 a 29 de agosto, de forma totalmente online e gratuita em razão das crises sanitária e econômica.

Os temas centrais serão ataques à imprensa, modelos de negócios e sustentabilidade, assédio judicial, segurança digital, meio ambiente, riscos à democracia, racismo, pandemia e desinformação. A edição mantém os cinco eixos tradicionais do Congresso: trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática.

Marcelo Träsel, presidente de Abraji, diz que em 2020 imaginava que o congresso de 2021 seria híbrido: “Acreditava ainda poder tomar um café e discutir sobre jornalismo investigativo, mas, infelizmente, a pandemia não permitiu o retorno ao modelo normal. Por outro lado, aprendemos muito com a experiência, ouvimos os participantes e planejamos um congresso virtual mais amigável em termos de horários e duração“.

A diretoria atual também buscou maior diversidade nas oficinas, palestras e painéis, trazendo mais jornalistas de América Latina, África e Ásia para compartilhar experiências de reportagem investigativa e de defesa da liberdade de imprensa.

“Sem nos esquecermos dos desafios da saúde pública e da política, tentamos voltar os olhares para a questão de longo prazo da emergência climática, que exige ações imediatas para garantir o futuro da humanidade”, afirma Träsel. “Além disso, como sempre, vamos aprender com repórteres que publicaram os principais furos em grandes e pequenas redações brasileiras no último ano”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments