O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será de 23 a 29 de agosto deste ano. Com inscrições abertas a partir de julho, o evento será novamente realizado de forma remota em razão da pandemia. Na programação, de 23 a 27/8, terá painéis, cursos e debates. Em 28/8, será realizado o VIII Seminário de Pesquisa e, em 29/8, o 3º Domingo de Dados.

Durante o evento algumas palestras serão gravadas e outras transmitidas ao vivo. Os nomes dos palestrantes serão divulgados em junho nas redes sociais da Abraji.

O congresso terá painéis sobre técnicas de reportagem, novas iniciativas jornalísticas, modelos de negócio e temas relevantes para o jornalismo nacional e internacional. Debates como ameaças à democracia, segurança de jornalistas e questões sociais também farão parte da programação.

Em versão digital, o sábado será reservado para discutir pesquisas acadêmicas na área e trabalhos de conclusão de curso. O Domingo de Dados foi idealizado para treinar jornalistas e estudantes em ferramentas disponíveis para fazer reportagens com auxílio de banco de dados, desde como lidar com planilhas gigantes e entender como as bases funcionam, passando pelas linguagens de programação como R, Python e SQL, além de estatística para jornalistas.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments