O Portal dos Jornalistas e a newsletter Jornalistas&Cia deram mais um importante passo rumo à ampliação de conteúdos relacionados a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em suas plataformas. É o #diversifica, novo hub de conteúdo que nasce com o objetivo de conscientizar jornalistas, influenciadores digitais e gestores de Comunicação sobre a importância do tema para um jornalismo mais plural.

O projeto, que foi selecionado pelo programa Acelerando a Transformação Digital, da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), com o apoio da Meta Journalism Project (Facebook/Instagram), tem coordenação editorial de Luana Ibelli ([email protected]).

“O jornalismo é uma importante ferramenta para criar um diálogo mais democrático na sociedade e, para isso, as redações precisam refletir a diversidade que existe na população, É possível criar ambientes mais acolhedores para pessoas com diferentes históricos e vivências”, destaca a profissional, que desde março integra a equipe da Jornalistas Editora

Jornalista com mestrado em Televisão Digital pela Unesp, e pós-graduação em Influência Digital pela PUC-RS, Luana chega com a responsabilidade de traçar as estratégias editoriais dos conteúdos que serão lançados pelo #diversifica e que estarão disponíveis em ambas as publicações, suas redes sociais e em breve na podosfera. “Espero que seja uma experiência profissional muito enriquecedora e que eu possa contribuir com os meus conhecimentos para mostrar que diversidade e inclusão são fundamentais para o futuro do jornalismo”.

Diversidade também de plataformas

Uma das grandes apostas do hub será a ampliação dos conteúdos produzidos sobre o tema para diferentes plataformas. Além de explorar as já tradicionais e consagradas páginas deste J&Cia, que completa 27 anos de vida em setembro, e os conteúdos diários do Portal dos Jornalistas, o #diversifica prepara para o segundo semestre uma série de entrevistas em formato de videocast.

Serão seis episódios, que discutirão o passado, presente e futuro da DEI a partir do ponto de vista de profissionais inseridos em diferentes realidades: Negritude, Indígena, LGBTQIAP+, PcD, Saúde Mental e Territórios.

Os programas começarão a ser gravados em julho, e a previsão é de que sejam veiculados a partir de agosto. Além das versões em vídeo, para YouTube e Redes Sociais, o especial também contará com versão em podcast, disponível nos principais tocadores.

Apoio

O #diversifica é uma produção da Jornalistas Editora que conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments