Mauro Ventura traz um retrato pulsante da vida da metrópole, e de sua mais eficaz instituição de combate ao crime, no livro Os grandes casos do Disque Denúncia, pelo selo História Real da Editora Intrínseca. O livro-reportagem vem com minúcias dos seis casos mais impactantes nos 28 anos de existência do Disque Denúncia e revela os bastidores do serviço.

Experiente na cobertura da segurança pública no estado do Rio de Janeiro, o autor acompanhou de perto o nascimento do Disque Denúncia, que desde então recebeu quase 3 milhões de denúncias, que resultaram na prisão de mais de 20 mil bandidos e na apreensão de cerca de 42 mil armas e munições, além de 33 toneladas de entorpecentes. A obra é resultado de três anos de pesquisa sobre o serviço, que jamais comprometeu o anonimato de um denunciante. Como um dos “jornalistas-clientes” − profissionais da imprensa que recebiam informações em primeira mão –, Ventura não apenas reconstitui os crimes, como revela a experiência de quem os vivenciou de perto: atendentes do DD, parentes das vítimas, policiais envolvidos nas investigações e promotores públicos.

Ventura começou a carreira em 1985. Trabalhou em veículos como Isto É, Jornal do Brasil e O Globo. Com a reportagem Tribunal do tráfico, venceu os prêmios Esso e Embratel. É autor do livro O espetáculo mais triste da terra – O incêndio do Gran Circo Norte-Americano, vencedor do prêmio Jabuti, entre outros livros. É o editor do site Testemunha Ocular, do Instituto Moreira Salles, dedicado à difusão e preservação do jornalismo fotográfico brasileiro.

O lançamento será na próxima terça-feira (7/11), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290). Parte das vendas da obra será revertida para o Instituto MovRio, organização sem fins lucrativos que mantém o Disque Denúncia.

Leia também: Governo lança canal exclusivo para jornalistas denunciarem agressões

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments