O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta terça-feira (31/10) um canal para jornalistas denunciarem casos de agressão durante o exercício da profissão. Os registros serão recebidos pelo Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais, coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o processo para realizar denúncias no canal, disponível no site do ministério, é simples e parecido com um boletim de ocorrência. Segundo a coluna, de acordo com Augusto Botelho, secretário nacional de Justiça, basta a pessoa preencher os dados solicitados e o site a encaminhará para a delegacia responsável da área.

O observatório dividirá as denúncias nas seguintes categorias: Raça e Diversidade; Violência de Gênero; Assédio Judicial; Ataques Digitais e Protocolo de Proteção; e Caminhos Processuais e Protocolos Legais.

O secretário reforça que o canal visa sobretudo alcançar profissionais que atuem em veículos independentes: “Jornalistas, comunicadores, radialistas de cidades no interior sofrem bastante violência e muitas vezes estão desamparados. Então, a função do canal de denúncias também é que todos os comunicadores tenham uma resposta rápida”.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments