O YouTube removeu de suas plataformas o canal do Brasil de Fato RS, sob a justificativa de “violações graves ou repetidas de nossa política de spam, práticas enganosas e golpes”. A redação do veículo recebeu uma breve mensagem do YouTube sobre a exclusão, sem maiores esclarecimentos.

O Brasil de Fato RS escreveu que não praticou nenhuma das violações citadas pelo YouTube, e até agora não sabe o verdadeiro motivo da exclusão do canal. A empresa supõe que a medida tenha relação com o podcast De Fato, cujo mais recente programa estreou no sábado passado, mas reiterou que o podcast também não viola nenhuma das diretrizes do YouTube. O projeto entrevistou o cientista político Bruno Lima Rocha, que falou sobre as eleições na Argentina e a crise no Oriente Médio.

O Brasil de Fato RS respondeu ao comunicado do YouTube, pedindo uma reconsideração. Para a empresa, a exclusão do canal “trata-se de uma violência absurda e extremada contra o exercício do jornalismo contra a qual recorrerá à justiça brasileira”. Vale lembrar que, em 2022, o Brasil de Fato RS, teve sua página do Facebook banida durante o primeiro turno das eleições presidenciais.

Entidades como o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) repudiaram a medida do YouTube e pediram que a empresa reveja a decisão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments