As contas de ao menos dez jornalistas brasileiros no Twitter foram vítimas de tentativas de invasão nos últimos dois dias, segundo reportagem de Laís Martins, do Núcleo Jornalismo. Uma conta falsa fingiu ser da equipe de suporte da rede e entrou em contato com os profissionais. Ao menos uma pessoa teve a conta roubada e ainda não foi reestabelecida.

Segundo o Núcleo, um perfil fake privado com o nome de Feedback Team abordou os jornalistas via mensagem direta, dizendo que eles teriam violado alguma das diretrizes de direitos autorais do Twitter em suas publicações, e que a pessoa deveria clicar em um link para dar um feedback ou a conta seria removida em até 48 horas. O link em questão levava a um formulário onde o jornalista deveria colocar as informações de login de sua conta.

Nesta quarta-feira (19/1), a conta fake, que até então tinha 290 mil seguidores, já mudou de nome. O Núcleo pediu um posicionamento do Twitter sobre o caso, mas a rede ainda não se pronunciou.

Segundo apuração do Núcleo, os dez profissionais alvos das tentativas de invasão são de BBC Brasil, UOL, Estadão, O Globo e Folha de S.Paulo. Uma jornalista de O Globo disse que foram apagados de sua conta tuítes publicados desde setembro de 2020. O hacker também tentou invadir o e-mail vinculado ao perfil do Twitter, mas como este possuía autenticação em duas etapas a invasão não deu certo. Ela também recebeu uma mensagem no WhatsApp de um número da Turquia que se identificou como o “hacker”. A profissional está em contato com a equipe do Twitter, mas ainda não teve sua conta reestabelecida.

O Núcleo cita recomendações para evitar que casos semelhantes aconteçam, como ativar a autenticação em duas etapas, verificar o domínio URL, desconfiar de links enviados por mensagem direta e ter cuidado com aplicativos de terceiros.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments