Comunicação agiganta-se e mostra maturidade e avanços no combate à pandemia

Mais estratégica e essencial do que nunca, a Comunicação agigantou-se ao longo dos últimos meses no combate da pandemia, atuando no apoio às principais lideranças políticas e empresariais no esforço em informar, combater fake news e levar conteúdos consistentes à sociedade. Essa é a principal conclusão do recém-encerrado 23º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, realizado, de forma online e gratuita, ao longo de 15 manhãs, de 10 e 28 de agosto.

Segundo Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, a solidariedade talvez seja o grande legado da pandemia para as empresas e mesmo para o ambiente da comunicação: “Ao longo das 15 manhãs, o Congresso revelou, dia a dia, o poder que a pandemia teve de unir forças, recursos e pessoas para combater não só a pandemia, mas sobretudo seus efeitos, em especial junto aos mais vulneráveis. E coube à comunicação um papel estratégico em alinhar as ações, os discursos, os insigths, o engajamento e a mobilização dos vários stakeholders. Foi possível ver no evento o quanto as empresas caminharam na direção de seu papel social e cidadão”.

Para Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil e curador do evento, o Congresso apontou as tendências que estão chegando e vieram para ficar: “Foi importante ver e constatar como a Comunicação se engrandeceu nesse processo, reiventando-se e ajudando as empresas a também se reinventarem, seja na consolidação do trabalho à distância, na valorização do humanismo, no afloramento de um olhar ainda mais social e no próprio modo de fazer comunicação, com inovações na linguagem, nas plataformas, nos fluxos e na interação com os vários públicos. O impacto foi imenso, mas as respostas e a reação da comunicação, um grande ensinamento para as próprias organizações”.

O evento, que registrou mais de 7 mil visualizações ao longo da jornada e que contou com o apoio de 30 organizações, teve como tema central Comunicação, Tecnologia e Humanismo – Tendências e Transformações. Dele participaram cerca de 60 convidados, distribuídos em 20 painéis, entre eles a Arena da Inovação, que debateu O Humanismo no centro de gravidade; o Fórum do Pensamento, sobre Sociedade Líquida; e o Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageou o jornalista e escritor Laurentino Gomes.

Também frequentaram a arena virtual do evento temas como Ideologia, Políticas Públicas, Cultura Organizacional, Terceiro Setor, Diversidade (com ênfase nos refugiados), Comunicação Inclusiva e um painel acadêmico debatendo As transformações que o coronavírus provocou no metabolismo da comunicação e da sociedade, com as professoras Lucia Santaella, da PUC-SP, e Maria Manuela Martins, da Universidade do Minho (Braga – Portugal).

A Mega Brasil está preparando o painel Crème de la Crème, com o melhor do Congresso, que poderá ser visto pelos participantes inscritos. Os convidados desse painel são os jornalistas Carol Silvestre, Cristina Vaz de Carvalho, Maria Luiza Abott, Ricardo Mituti, Rosana Dias e Sandro Rego.

Mega Brasil

28 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *