O casal Carina Furlanetto e João Paulo Mileski completou em 3/5 um ano na estrada, em expedição que pretende passar por todos os estados do Brasil. Eles saíram de Bento Gonçalves em 2021 e desde então, além do Rio Grande do Sul, já passaram por Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, onde estão atualmente.

Em 2019, a bordo do mesmo veículo, o casal realizou uma aventura de quase 14 meses por dez países sul-americanos, história contada no livro Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada − uma jornada de desprendimento pela América do Sul. Após o retorno ao Brasil, pela Venezuela, o objetivo era voltar ao Rio Grande do Sul para conhecer todos os estados do País; no entanto, a pandemia acabou forçando uma pausa na continuidade da expedição.

A estimativa é que a expedição dure em torno de dois anos. A adaptação no veículo possibilita a economia necessária para tornar possível uma viagem com tão longo prazo. “Não pagamos por hospedagem e cozinhamos no próprio carro, em uma panela elétrica conectada a uma bateria extra”, explica Carina. “É claro que não temos o conforto de um motorhome, mas essa foi a forma que encontramos para realizar o nosso sonho”.

João Paulo Mileski e Carina Furlanetto, em expedição que pretende passar por todos os estados do Brasil

Apesar de todos os desafios, como chegar a ficar três dias seguidos sem banho, João garante que os aprendizados compensam os sacrifícios: “Viajar é descobrir que o mundo nem sempre é como nos contam. Que o sertão não é só seca, o Nordeste não é só praia e calor e que, apesar de todas as notícias ruins que vemos na TV, as pessoas boas ainda são maioria. São essas descobertas que nos motivam a continuar”.

(Com informações do Coletiva.net)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments