Boris Feldman deixa o Estado de Minas e leva seu Auto Papo para o Hoje em Dia

Um dos profissionais mais longevos em uma mesma redação no Brasil, Boris Feldman (borfeld@gmail.com) despediu-se na última semana do Estado de Minas, publicação na qual por 34 anos comandou o caderno Vrum.

Parte agora para um novo desafio profissional, que será fortalecer em três frentes a marca Auto Papo, que criou há quase 30 anos: ampliar o programa de rádio, hoje veiculado em 38 emissoras pelo Brasil; lançar um portal nacional de compra e venda de automóveis, com conteúdo de alto nível; e criar um caderno automotivo em outro jornal mineiro, o Hoje em Dia.

Todas as novidades levarão o nome Auto Papo e funcionarão de maneira integrada, ampliando a capacidade de cobertura e qualidade do material editorial. “Minha parceria com o Estado de Minas foi muito bem sucedida e importante para os dois lados. Consegui criar um caderno extremamente profissional, com muita força editorial e comercial, e com uma equipe muito grande e competente”, destaca Boris.

Sua ida para o Grupo Bel, dono do Hoje em Dia e de emissoras de rádio e tevê, converge com o atual momento de expansão do jornal, que ganhará novo projeto gráfico e editorial no dia do aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro. A empresa está investindo ainda na compra de um novo prédio, que reunirá todas as suas operações. “A ideia deles é montar um grupo forte de publicações, capaz de criar uma plataforma ampla de notícias”, explica.

As negociações para sua mudança vinham sendo costuradas desde julho, quando os boletins do Auto Papo saíram da Guarani FM, emissora dos Diários Associados, de que faz parte o Estado de Minas, e passaram a ser transmitidos pelas rádios 98 FM e 102,9 FM, ambas do Grupo Bel.

Impresso – O caderno Auto Papo que estreará com a nova versão do Hoje em Dia terá oito páginas publicadas aos sábados, além de uma página diária, de 2ª a 6ª.feira, com informações sobre produtos e mercado. Sua equipe está sendo montada, mas provavelmente contará com dois repórteres que já atuam jornal, e outros dois reforços que ainda serão contratados.

Digital – Planejado há pelo menos seis meses, o AutoPapo.com deverá ir para a rede entre dezembro e janeiro. A página trará, além de notícias do segmento, uma área de classificados para compra e venda de automóveis, em âmbito nacional. O espaço também abrigará o Blog do Boris, atualmente hospedado no R7.

Rádio – Mais antiga plataforma do Auto Papo, pouca coisa muda em relação aos boletins. De novidade, apenas negociações com novas emissoras que deverão começar a veicular o quadro nas próximas semanas.

Estado de Minas – O jornal ainda não definiu quem será o substituto de Boris à frente do caderno Vrum. Enquanto a decisão não é tomada, o editor Paulo Eduardo Queiroz (paulo.queiroz@uai.com.br) segue à frente do espaço, tendo ainda em seu time um subeditor, três repórteres e um estagiário, além de contar com o apoio de freelancers.