Segundo informações de Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a Jovem Pan fez uma reunião com profissionais do Jornalismo para reduzir a quantidade de elogios feitos ao presidente Jair Bolsonaro e também evitar ataques gratuitos a Luiz Inácio Lula da Silva. As decisões teriam sido tomadas pelo receio de sofrer sanções da Lei Eleitoral e até ser tirada do ar.

Na semana passada, em 6/9, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou a Jovem Pan por divulgação de notícias falsas contra Lula e espaço desigual de elogios a Bolsonaro durante a cobertura das campanhas eleitorais. Segundo o Notícias da TV, a chefia de Jornalismo da emissora pediu a compreensão dos profissionais que estão à frente dos programas de maior audiência, como Os Pingos nos Is e 3 em 1. Apesar da reunião ter sido considerada produtiva, ainda há consenso de que, no calor do momento, possa haver exagero por parte de comentaristas.

Segundo fontes do Notícias da TV, alguns oficiais de Justiça foram à sede da emissora, em São Paulo, para entregar a notificação à equipe do programa 3 em 1 por divulgar informações falsas sobre Lula e fazer propaganda sistemática em favor de Bolsonaro. A Justiça Eleitoral afirmou que a Jovem Pan descumpriu regras da cobertura jornalística da Lei Eleitoral ao, por exemplo, não ouvir a versão do PT sobre as informações divulgadas.

“O pedido para tentar uma cobertura mais equilibrada e menos pró-Bolsonaro foi aceito, justamente para se evitar algo pior”, diz o Notícias da TV. “Mesmo assumidamente simpática à direita e ao atual governo, para a Jovem Pan seria vergonhoso ser tirada do ar por causa de uma cobertura parcial na disputa eleitoral”.

Procurada pelo Notícias da TV, a emissora confirmou a reunião com seus jornalistas após a notificação do TSE.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments