Série investigativa em podcast Cientistas na Linha de Frente vai contar a história de seis cientistas brasileiros que são alvo de onda anticiência que se espalhou pelo País


Da Agência Pública

A Agência Pública lançou nessa quarta-feira (5/8) o podcast Cientistas na Linha de Frente. Apresentado pela jornalista Mariana Simões, o programa conta a história de pesquisadores que são atacados por seus estudos. A série terá seis episódios, que irão ao ar toda quarta-feira no site da Agência Pública, tocadores de podcasts e na Rádio USP.

Da coleta de dados sobre o desmatamento da Amazônia à saúde da mulher, o podcast mostra que as perseguições atravessam diversos campos científicos. Alvos de uma onda anticiência que tomou conta do Brasil, os cientistas sofrem intimidações, demissões e recebem até ameaças de morte. Alguns são obrigados a andar com escolta armada e sair do País para se protegerem. Mas todos têm algo em comum: estão dispostos a colocar a própria vida em risco para defender a ciência.

O primeiro episódio traz a história do infectologista Marcus Lacerda, que sofreu ameaças de morte após comprovar a ineficácia da cloroquina − medicamento constantemente propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro − contra a Covid-19.

Mariana Simões também conversou Larissa Bombardi, que precisou sair do Brasil após sofrer intimidações por estudar os efeitos dos agrotóxicos na saúde da população; com José Augusto Morelli, analista do Ibama que multou o então deputado Jair Bolsonaro por pesca irregular; com Débora Diniz, antropóloga que é alvo de grupos ultraconservadores e antiaborto por defender direitos reprodutivos; e com o pesquisador David Nemer, que estuda os grupos de extrema-direita responsáveis pela propagação de notícias falsas.

O podcast Cientistas na Linha de Frente tem direção, locução, roteiro e reportagem de Mariana; montagem, mixagem, masterização e música-tema de Ricardo Terto; e edição e coordenação-geral de Natalia Viana. A série foi feita com o apoio do Instituto Serrapilheira, organização voltada para o fomento da ciência e da divulgação científica no Brasil.

Os episódios vão ao ar nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto e 1º e 8 de setembro, no site da Agência Pública, em tocadores como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox e na programação da Rádio USP (107,9 FM), sempre às 11h.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments