O Spotify lança em 28/6 o podcast diário Próxima Parada, com notícias do cotidiano de periferias do Brasil, em especial as da região metropolitana de São Paulo. O projeto é apresentado por Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera, residentes nas cidades de Carapicuíba e Suzano, respectivamente, na região metropolitana, e produzido pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, com coordenação editorial de Vagner de Alencar,

Em episódios de 15 minutos, Próxima Parada vai ao ar de segunda a sexta, às 17h, trazendo histórias, notícias e relatos sobre temas como educação, emprego, saúde, segurança, habitação, cultura e lazer, com a participação de correspondentes da Agência Mural.

Na semana de estreia, o projeto apresenta uma conversa com o poeta Sérgio Vaz no extremo sul de São Paulo; na zona leste, jovens LGBT contam como é lidar com a falta de centros de acolhimento; e em Cotia, moradoras narram a dificuldade para realizar a laqueadura, cirurgia que promove a esterilização definitiva da mulher.

Ana Beatriz diz que “as periferias são locais diversos, plurais, repletos de boas histórias. Queremos ampliar a voz de quem mora nessas regiões, praticando uma escuta ainda mais atenciosa sobre o que eles têm a dizer e compartilhar”. Rômulo comenta que o projeto “é mais uma oportunidade para reforçarmos o protagonismo dos moradores das quebradas, contribuindo para reduzir os preconceitos sobre esses bairros e desconstruir os estereótipos de violência, exclusão e vitimização associados às periferias”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments