A Associação Mico-Leão-Dourado, em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), realizou em 20/2 mais um plantio da campanha Bosques da Memória, uma homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil. Desta vez, o plantio em diversas localidades homenageou os profissionais de imprensa.

Levantamento da Fenaj mostra que, até janeiro, 94 jornalistas brasileiros morreram afetados pela Covid-19, sendo Amazonas e São Paulo os estados com o maior número de vítimas. Segundo a ONG suíça Press Emblem Campaign, que acompanha a ocorrência do coronavírus entre jornalistas, o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de profissionais mortos pela Covid, atrás apenas do Peru.

Nos Bosques da Memória, cada árvore representa uma vítima da pandemia como um símbolo de vida e esperança. No plantio dos jornalistas foram homenageados, por exemplo, o gaúcho José Silveira, que fez carreira no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, tendo se destacado por sua atuação contra a censura durante a ditadura. O mineiro Jesus Chediak, da área de cultura e que também foi integrante da ABI, deu seu nome a um ingá banana.

Familiares dos jornalistas plantaram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O cronista esportivo Orlando Duarte, de São Paulo, deu seu nome a um ingá. A ABI foi representada pela também conselheira Cristina Serra, que também é voluntária da Associação Mico-Leão-Dourado.

A campanha é coordenada por três redes: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Rede de ONGs da Mata Atlântica. Elas reúnem instituições que trabalham com a conservação e restauração de um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

Inserem-se também na Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), da ONU, para criar um movimento global de recuperação, reverter a perda de espécies e ajudar no cumprimento de metas de redução de emissões de carbono. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente reconheceu a campanha brasileira como exemplo para outros países.

Para falar mais desse trabalho, a ABI e a coordenação da campanha farão uma live nesta sexta-feira (26/2), às 19h30, no canal da ABI no YouTube.

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