Por Luciana Gurgel
A nova edição da pesquisa anual State of the Media 2025, publicada pela plataforma de distribuição de releases Cision, aborda o uso da IA pelos jornalistas (como falamos aqui na semana passada) e uma visão direta deles sobre boas práticas das assessorias de imprensa na relação com as redações.

A partir de entrevistas com mais de 3 mil jornalistas de América do Norte, Europa e Ásia, o estudo oferece insights valiosos sobre como os assessores podem melhorar sua atuação, adaptando-se às demandas atuais de quem está “do outro lado do balcão”.
Alguns não são novidade para os que começaram na atividade nos tempos dos releases “batidos” em máquinas de escrever e distribuídos nas redações por office-boys ou pessoalmente por assessores nos tempos em que trabalho remoto era impensável, enquanto outros refletem a era das redes sociais e o uso crescente da inteligência artificial.
Segundo o estudo, 63% dos jornalistas reconhecem valor nos assessores que os conectam com fontes relevantes. Outros 57% destacam a importância de facilitar o acesso a pessoas e locais que os ajudem em suas matérias.
Oferecer ideias de pautas (43%), acesso a conteúdo exclusivo (39%) e fornecer contexto e detalhes (34%) completam o conjunto de ações mais valorizadas.
Entre os formatos mais desejados pelos jornalistas estão o bom e velho release (72%), conteúdos exclusivos (57%) e relatórios de pesquisa originais (55%).
O interesse por entrevistas com especialistas (38%) e materiais multimídia (32%) também foi mencionado, evidenciando que a oferta de informação estruturada e visualmente atraente segue sendo essencial.
A pesquisa mostra também os erros comuns que incomodam e afastam os jornalistas dos assessores e das marcas que representam.
Leia mais e confira o estudo completo em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Trump lança plataforma de streaming Truth+ com rede Newsmax para atrair público MAGA, conservador e cristão. Leia mais
Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferece curso gratuito online de segurança digital; inscreva-se
Brasileiros estão entre os que mais atribuem tragédias como a do Texas às mudanças climáticas, revela estudo. Leia mais










