O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) está homenageando mais de 50 jornalistas, em cinco idiomas, por reportagens publicadas sobre a Covid-19. Os trabalhos escolhidos foram destacados por abordar a pandemia a partir de três frentes: Ciência e Saúde; Transparência, Crime e Corrupção; e Desigualdade, Negócios e Economia.

Na categoria destinada a trabalhos produzidos em português, todos os trabalhos reconhecidos são brasileiros.

Em Ciência e Saúde o prêmio foi para Ludimila HonoratoBruno Ponceano e Augusto Conconi, do Estadão, com Cidade de São Paulo chega a 10 mil mortes por covid-19; conheça perfil das vítimas.

Na categoria Transparência, Crime e Corrupção, os vencedores foram Thiago Reis, Clara Velasco e Gabriela Caesar, do G1, pelo trabalho Estados compram 7 mil respiradores, mas menos da metade é entregue; valor de cada equipamento varia de R$ 40 mil a R$ 226 mil no país.

E em Desigualdade, Negócios e Economia, Naira Hofmeister, Fernanda Wenzel, José Cícero da Silva e Larissa Fernandes, da Agência Pública, foram os vencedores com a reportagem especial Uma morte a cada quatro dias: povo Xikrin é o mais afetado pela Covid-19 no Pará.

Todos os homenageados integram o Fórum de Relato de Crise de Saúde Global do ICFJ, iniciativa que conecta especialistas e jornalistas que cobrem a crise, favorecendo a troca de recursos entre os membros. O júri da premiação selecionou os vencedores entre 672 inscrições e os avaliou com base no rigor do relatório, no uso de dados e multimídia e na narrativa geral. Os jornalistas vencedores receberão prêmios em dinheiro.

“Este concurso de reportagem nos mostrou a amplitude da cobertura que os jornalistas da rede do ICFJ estão oferecendo às suas comunidades sobre a pandemia, uma crise que afetou a todos nós”, destacou Stella Roque, diretora de Envolvimento da Comunidade do ICFJ. “Apesar da desinformação, do declínio da receita da redação e até mesmo de ataques a jornalistas, repórteres de todo o mundo estão fornecendo informações precisas e que salvam vidas no Covid-19. Parabenizamos nossos vencedores por sua excelente cobertura”.

Confira a lista completa de reportagens homenageadas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments