13.7 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 30, 2024

Buy now

Justiça paquistanesa absolve assassinos de jornalista degolado

Daniel Pearl foi assassinado em 2002 enquanto produzia reportagens no Paquistão

A Suprema Corte do Paquistão autorizou nesta quinta-feira (28/1) a liberação de Ahmad Omar Saeed Sheikh, acusado de ser o mentor do assassinato do jornalista norte-americano Daniel Pearl, em 2002.

Chefe de Redação do Wall Street Journal no sul da Ásia, Pearl foi sequestrado em Karachi, em janeiro de 2002, enquanto investigava militantes islâmicos. Quase um mês depois, e mesmo após vários pedidos de resgate, um vídeo foi enviado ao consulado dos Estados Unidos mostrando a degola do jornalista. Na época, o vídeo rodou o mundo, chocando pela brutalidade das imagens.

Ahmed Omar Saeed Sheikh foi preso em março de 2002 pelo assassinato do jornalista Daniel Pearl (Aamir Qureshi/AFP)

Nascido em Londres, mas de origem paquistanesa, o terrorista já havia cumprido pena entre 1994 e 1999. Na época ele foi condenado pelo sequestro de quatro turistas em Nova Déli, na Índia.

Pelo sequestro e assassinato de Pearl, Ahmad chegou a ser sentenciado à morte ainda em 2002. A decisão foi revertida no ano passado pela corte paquistanesa, a mesma que agora retirou a acusação contra ele e outros três envolvidos no crime.

Apesar da decisão, os quatro continuarão detidos, uma vez que o governo da provícia de Sind e os pais de Pearl entraram com recurso no Supremo Tribunal contra a decisão.

“Estamos profundamente desapontados que a Suprema Corte do Paquistão absolveu e ordenou a libertação de Ahmad Saeed Omar Sheikh, apesar das provas contundentes do envolvimento dele no sequestro de Daniel Pearl, que levou diretamente ao seu assassinato”, disse Steven Butler, coordenador do Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ) para a Ásia. “Daniel Pearl merece justiça e Sheikh tem que pagar por seu crime. Jornalistas em todos os lugares estão menos seguros hoje devido a esta decisão”.

(Com informações do CPJ)

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,700InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese