Paula Miraglia

    Paula Miraglia é doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista no setor público em temas como prevenção da violência, segurança pública e urbanismo.

    Paula foi diretora geral do International Centre for the Prevention of Crime, (ICPC), organização voltada para a prevenção do crime e a segurança comunitária, com sede em Montreal (Canadá), e diretora executiva do Instituto Latino Americano da ONU para a prevenção do delito (Ilanud). É consultora em prevenção a criminalidade do Banco Mundial. Em 2013, foi indicada como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo na redução da violência armada.

    Em 2009, participou da Flip como mediadora e em 2014 voltou a fazer parte da Festa Literária Internacional de Paraty da mesa que discutiu a cidade e suas políticas públicas e a questão da segurança.

    Lançou em novembro de 2015 o Nexo Jornal, idealizado por ela ao lado da engenheira Renata Rizzi e o jornalista Conrado Corsalette. A publicação digital trouxe como meta produzir notícias contextualizadas através de design, tecnologia e pesquisa.

    Com o objetivo de promover a qualificação do debate público, o próprio nome do jornal — “Nexo” —foi idealizado a partir do intuito de “dar nexo aos fatos a partir da clareza, contexto e da interpretação equilibrada”. “Nosso objetivo, desde o início, foi criar um modelo editorial capaz de produzir um conteúdo que seja acessível para um maior número de pessoas, por ser claro e explicativo, e também efetivamente rico, proporcionando contexto suficiente para subsidiar a formação de opinião”, comentou Paula.

    O novo veículo, que tem sua sede localizada em São Paulo, é composto por um núcleo de 25 profissionais com experiências em áreas de jornalismo. “O ‘Nexo’ é dividido em núcleos: um é responsável por política e economia e nacional e internacional, e o outro responde por assuntos variados, que incluem cultura, esporte e cidades, entre outros.

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes

    http://www.nexojornal.com.br/

    http://www.paraty.com.br/flip/noticias_flip_autores.asp?id=5011

    http://falandonisso.meionorte.com/nao-perca-nesta-quinta-no-fn-fabricio-carpinejar-e-a-poesia-do-viver/