Elvira Lobato

    Elvira Lobato de Araújo formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj/RJ).
    Começou a profissão, ainda estudante, em 1973, como freelancer no Jornal do Brasil e no Opinião ? jornal da chamada imprensa alternativa, que resistia à censura imposta pela ditadura militar. Especializou-se em Economia nos anos 70, atuando em revistas especializadas, e em 1984 ingressou na Folha de S. Paulo. A partir de 1992, passou a integrar o grupo de repórteres especiais do jornal. É especializada em Tecnologia e Telecomunicações.
    Elvira ganhou o Prêmio Esso 2008 pela reportagem Universal chega aos 30 anos com império empresarial; o Prêmio CNT de Jornalismo 2006 pela reportagem Vícios de gestão afundaram Varig; o Prêmio Embratel 2004, na categoria Telecomunicações, pela matéria Teles negociam compra da Embratel para subir preços; o Grande Prêmio Folha de Jornalismo 1999 com a reportagem Segredos do poder, em parceria com Fernando Rodrigues; e o de 2004, com a reportagem Agronegócio e pecuária de ponta usam trabalho escravo.
    Escreveu o livro Instinto de Repórter, onde conta a história e os bastidores de reportagens que marcaram a história do Jornalismo Investigativo no Brasil.
    A jornalista aposentou-se em janeiro de 2012.
    Atualizado em janeiro/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fonte: