O Twitter anunciou nesta segunda-feira (17/1) que incluiu o Brasil na lista de países com acesso a uma ferramenta que permite a denúncia de fake news sobre a Covid-19 na plataforma. A opção, ainda em versão de testes, também foi adicionada na Espanha e nas Filipinas.

Anteriormente, a ferramenta só estava disponível em Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. Segundo o Twitter, o objetivo da inclusão de outros países é “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões”, para então poder liberá-la para o mundo todo.

A novidade chega após duas semanas de protestos nas redes sociais contra as fake news sobre a pandemia de Covid-19 que circulam na plataforma. No último domingo (16/1), o movimento Sleeping Giants Brasil cobrou providências contra posts enganosos sobre a doença, levantando a hashtag #FakeNewsMata, que chegou aos tópicos mais comentados da rede.

No começo do mês, em 6/1, o Ministério Público Federal enviou um ofício ao Twitter no qual questionava justamente a falta de opção para denunciar fake news sobre a Covid-19 no Brasil. O documento pedia também explicações sobre os critérios utilizados para verificação de contas. A hashtag #TwitterApoiaFakeNews teve grande engajamento e foi compartilhada por personalidades do jornalismo, da ciência e da saúde.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments