O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta quinta-feira (6/1) ao Twitter um ofício em que o questiona sobre a falta de um canal para denunciar notícias e informações falsas sobre a pandemia de Covid-19 que circulam na rede.

O documento, assinado por Yuri Corrêa da Luz, procurador da República em São Paulo, cita que, em outros países, existe uma ferramenta para denunciar fake news sobre o coronavírus, e questiona o motivo pelo qual ela não está disponível também no Brasil. Desde agosto de 2021, a ferramenta, ainda em fase de testes, pode ser utilizada por usuários em Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália.

O ofício pede também que o Twitter “informe se estão sendo adotadas providências para que tal funcionalidade de denúncia seja disponibilizada também a usuários brasileiros e, em caso positivo, qual o prazo previsto para sua implementação na plataforma”.

Além disso, o documento solicita que a rede social informe quais são os critérios para verificação de contas no Brasil, que faz o perfil ficar com um selo azul, “e se, entre os critérios usados para negar tal status de verificação, está ou não o eventual envolvimento do usuário na veiculação de conteúdo desinformativo sobre temas de saúde pública”.

Nas redes sociais, a hashtag #TwitterApoiaFakenews teve grande engajamento e foi compartilhada por personalidades do jornalismo, da ciência e da saúde. Andreia Sadi, do Grupo Globo, questionou: “Não basta essa quantidade de notícia fraudulenta que ninguém aguenta mais desmentir, checar e corrigir, o Twitter Brasil, que pode apoiar o combate às fake news, não faz: sem ferramenta para denunciar publicação falsa sobre a Covid. Como faz?”

Tai Nalon, de Aos Fatos, escreveu que “basta uma varredura simples no Twitter pra saber que a ação coordenada antivacina tem vocabulário próprio para desinformar. ’Vacina experimental‘, indivíduos ’picados‘, freestyle de substâncias como ’proteína spike‘ e ’grafeno‘. Não é novidade. O Twitter sabe”, junto de prints com informações falsas sobre a vacina.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments