O jornal O Estado de S. Paulo, que completou 147 anos nesta quarta-feira (4/1), assinou contrato para implantação do Arc XP, plataforma de publicação desenvolvida pelo jornal The Washington Post, que altera a forma de distribuição de seu conteúdo.

O programa garante aos jornalistas mais agilidade no trabalho e oferece novas soluções para publicações multimídia, com vídeos, fotos e infográficos, além de “um processo padronizado de construção de notícias, integrando todas as áreas envolvidas na produção do conteúdo, como redação e TI”, diz Danilo Barsotti, diretor de Dados e Tecnologia Digital do Estadão.

O Arc XP automatiza tarefas rotineiras e contém modelos de conteúdo fáceis de usar, permitindo que os jornalistas concentrem-se mais na apuração das notícias. Além disso, oferece maior personalização de elementos nas reportagens e no site, conforme as necessidades de cada veículo, garante maior velocidade no carregamento de páginas, e publicação ágil de conteúdo.

Mais de 70% dos clientes do Arc XP são veículos de mídia. Na América Latina, utilizam a plataforma os argentinos La Nación e Infobae, e o chileno La Tercera. O jornal espanhol El País e o canadense The Globe and Mail também adotaram o sistema.

A implementação do Arc XP faz parte do processo de transformação digital do Estadão, e deve se estender por todo o ano de 2022. A tarefa inclui a transferência do acervo de notícias do jornal. Todo o processo envolverá uma equipe de cerca de 60 pessoas das áreas de TI e Jornalismo.

Outra novidade é a adoção da ferramenta Salesforce para melhorar o relacionamento com clientes, além de uma nova estrutura de análise de dados que está sendo desenvolvida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments