O Instituto Serrapilheira e o International Center for Journalists (ICFJ) firmaram uma parceria para levar até cinco comunicadores e jornalistas brasileiros para o Investigathon, treinamento presencial sobre desinformação na ciência, em abril de 2023, em Austin, nos Estados Unidos.

A iniciativa faz parte do programa Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ, que financiará a produção de reportagens sobre notícias falsas na área de ciência, que busquem revelar quem ou o que está por trás dessas campanhas de desinformação.

No encontro, os cinco selecionados e mais 15 comunicadores de outros países das Américas receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição de conteúdo, além de elaborar um projeto da reportagem que pretendem produzir. Entre os especialistas que conduzirão a mentoria está Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo.

Até três dos cinco brasileiros selecionados receberão bolsas de até US$ 10 mil para produzir e publicar suas reportagens ainda no primeiro semestre de 2023.

Interessados devem fazer a inscrição de 17 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. É preciso que os candidatos atuem no Brasil como jornalistas, pesquisadores e/ou comunicadores; possam contribuir para a produção de uma reportagem investigativa sobre desinformação científica; sejam capazes de propor estratégias de investigação e abordagens narrativas interessantes sobre desinformação científica e quem a financia; e sejam capazes de participar de uma conferência em inglês. Mais informações aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments