Vai ao ar em 29/9 o primeiro episódio de Notícias Populares, série ficcional que resgata casos famosos e polêmicos do “NP”. O jornal do Grupo Folha, que circulou em São Paulo entre outubro de 1963 e janeiro de 2001, ficou famoso por suas manchetes violentas, sensacionalistas e de cunho sexual.

Criada pelo jornalista André Barcinski e pelo cineasta Marcelo Caetano, a atração marcará os 25 anos do Canal Brasil. Serão sete episódios baseados em casos que viralizaram na época, como os do nascimento do bebê diabo no ABC Paulista, o bando de palhaços assaltantes e a rebelião de prostitutas.

“Trabalhei no NP no início da década de 1990 e a ideia de fazer algo baseado nele sempre existiu”, conta André Barcinski. “Vi no jornal uma escola muito grande de jornalismo popular. É uma história que me fascina. Nenhum outro veículo do país tem uma trajetória tão rica quanto a do NP, que supera até mesmo as manchetes sensacionalistas que estamparam suas capas. O jornal abriu minha cabeça e tirou muitos jornalistas da bolha”.

A história central se passa no início dos anos 1990, quando o jornal está em crise e sofrendo críticas pelo teor sensacionalista. Para melhorar sua imagem é contratada Paloma (Luciana Paes), uma jornalista que só existiu no papel, e que atuava como correspondente em Paris de um dos maiores jornais do Brasil.

Luciana Paes interpreta a jornalista Paloma, contratada para “modernizar” o NP

Para Caetano, que também dirigiu a série, o fato de Barcinski ter trabalhado no NP, ajudou muito no entendimento da dinâmica da redação e dos métodos de investigação da época. “Tentei traduzir os irreverentes e incorretos anos de 1990, em uma linguagem interessante para o público de hoje”, afirma.

Na busca pelas histórias foram realizadas pesquisas em mais de 1000 exemplares do jornal e várias entrevistas: “Entrevistamos, entre outros, Paulo César Martin, que era editor de esportes e um grande colecionador de ‘causos’ da redação, a jornalista Laura Capriglione, que foi editora do jornal e o Conceição, que era fotojornalista do NP e fez oficinas para os atores, além de fazer uma participação especial no primeiro e no segundo episódios”, conta Caetano.

Além de Luciana Paes, também fazem parte da produção os atores Ana Flávia Cavalcanti, Ary França, Rejane Faria e Bruna Linzmeyer. Os episódios inéditos vão ao ar sempre às sextas, às 22h30.

* Com informações do GShow.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments