Série, site e live com Fernando Rodrigues, Leão Serva, Sérgio Dávila e Washington Olivetto marcam a estreia de Media Talks by J&Cia

Plataforma será lançada nesta sexta-feira (11/9). A meta é acompanhar o estado da arte do jornalismo no mundo. E o objetivo, contribuir para o aprimoramento e a sustentabilidade da atividade jornalística no Brasil

Após quase seis meses de preparação e de um profundo mergulho na saga e evoluções do jornalismo mundial, sobretudo em decorrência da pandemia da Covid-19, nasce oficialmente nesta sexta-feira (11/9) a plataforma bilíngue (português e inglês) MediaTalks by J&Cia, integrada por série especial, site e uma live histórica. Esta reunirá, num debate sobre o futuro do jornalismo, na próxima terça-feira (15/9), das 11h às 12h30, três nomes do primeiro time da atividade no Brasil, Fernando Rodrigues, diretor de Redação do jornal digital Poder360; Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, de São Paulo; e Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo; e o mais celebrado publicitário da história do País, Washington Olivetto, hoje vivendo no Reino Unido.

No Reino Unido também está a coordenação do projeto, sob a liderança de Luciana Gurgel, correspondente há dois anos deste J&Cia, e Aldo de Luca. A eles se associaram experientes jornalistas brasileiros que vivem e atuam no exterior para aportar ao MediaTalks um olhar local dos principais acontecimentos que impactaram o jornalismo em várias partes do mundo.

A live, gratuita, será na plataforma de lives do Comunique-se, com apresentação de Luciana e de Eduardo Ribeiro, publisher de J&Cia, Portal dos Jornalistas e MediaTalks, que se destina a compartilhar ideias, experiências e opiniões sobre o presente e o futuro do jornalismo sob uma ótica global, a partir de Londres e de São Paulo.

Fernando, Leão, Sérgio e Washington debaterão como a crise do novo coronavírus atingiu em cheio a indústria de mídia e a prática do jornalismo em todo o mundo, sem fazer distinção entre países mais ou menos desenvolvidos, organizações seculares ou nativas digitais, empresas grandes ou pequenas. E revolucionou a forma de trabalho dos profissionais.

Entre os tópicos em discussão estarão: a crise foi mesmo um “cataclisma” para o jornalismo, como alguns previram? Como manter os índices de confiança conquistados na crise? Como esse capital pode ser aproveitado para amenizar os impactos financeiros na indústria? Pode a Covid-19 ter ajudado a conscientizar sobre o flagelo das fake news? Qual o legado da crise e como ele contribuirá para um novo ciclo no jornalismo? Exatos seis meses depois que a pandemia foi decretada, o que se pode esperar para o futuro?

O lançamento de MediaTalks integra as comemorações pelo 25º aniversário da newsletter Jornalistas&Cia, constituindo-se também no primeiro produto internacional da Jornalistas Editora. Ele inclui o Capítulo 1 da série especial Efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre o jornalismo – Uma visão global, com textos informativos e analíticos sobre a atuação da mídia, do jornalismo e dos jornalistas na cobertura da pandemia, nos cinco continentes. Eles foram produzidos com a colaboração de correspondentes, que dão a visão a partir de diferentes realidades.

O projeto, que conta com o apoio institucional de Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e Associação Nacional de Jornais (ANJ), já tem perfis ativos em InstagramTwitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *