A Abraji vai promover em 18/5, juntamente com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos e a Missão Diplomática Britânica no Brasil, o webinário internacional LAI e Jornalismo: Caminhos para a Transparência Pública, sobre leis de acesso à informação em quatro países − Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Índia − e como elas beneficiam o jornalismo.

O seminário celebra os nove anos de implementação da lei no Brasil e acontecerá de forma gratuita, às 10h30, com tradução simultânea para português e inglês. Para participar é necessário fazer inscrição.

Participarão Nate Jones, diretor do departamento de Lei de Liberdade de Informação do The Washington Post; Jen Bramley, gerente de parcerias da MySociety, organização sem fins lucrativos do Reino Unido que usa tecnologias online para empoderar cidadãos no espaço cívico; Shyamlal Yadav, editor sênior no Gabinete de Investigação do The Indian Express e pioneiro no uso efetivo da Lei RTI (Direito à Informação) na Índia; e Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji e cofundador da Fiquem Sabendo, agência especializada em LAI.

A mediação será de Marina Atoji, gerente de projetos e de comunicação da Transparência Brasil e coordenadora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coalizão de organizações dedicada a defender a LAI no Brasil, da qual a Abraji faz parte.

Durante o evento, Luiz Fernando Toledo vai apresentar os principais dados da quarta edição do relatório da Abraji que avalia o desempenho da lei nas redações do Brasil. O estudo mostra as dificuldades que os jornalistas enfrentam quando a acionam para obter informações para serem usadas em reportagens. Em 2021, o número de respondentes bateu recorde: 384 profissionais de todo o País participaram da pesquisa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments