O Projor − Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo lançou em 5/12, com apoio da Google News Initiative, o Codesinfo − Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online, um programa para incentivar e viabilizar o desenvolvimento de soluções inovadoras, propostas por organizações jornalísticas, e que contribuam para a redução dos efeitos da desinformação online no Brasil.

Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio financeiro de até 100 mil reais. As inscrições poderão ser feitas por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil. Os veículos poderão participar individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.

As inscrições podem ser feitas até 29 de janeiro de 2024 pelo site do Codesinfo. Na inscrição, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir para o enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil.

Para Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, essa é uma das novidades importantes do Codesinfo: “Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no País”.

Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil, diz que “o combate à desinformação online é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, Terceiro Setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online”.

O regulamento, FAQ, formulário de inscrições, pontos de contato e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Codesinfo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments