O prefeito de Oriximiná (PA), Willian Fonseca (PRTB), foi condenado pela justiça após ter agredido um repórter em local público. O profissional Waldiney Ferreira, da rádio Sucesso FM, foi atingido com um chute e murro enquanto filmava o prefeito deixando o prédio da Câmara de Vereadores.

O episódio, que ocorreu em junho de 2022, foi registrado por diversas câmeras e resultou na danificação do celular do comunicador. Em 21/9, o juiz José Gomes de Araújo proferiu a sentença de primeiro grau (Juizado Especial Cível de Oriximiná). Pelo dano material causado a Waldiney, o prefeito Delegado Fonseca terá que pagar R$ 2.798 mil reais.

O magistrado considerou intolerável a resolução de desavenças através de violência: “Quem assim o faz deve receber resposta jurídica à altura, não só sob o viés compensatório, de reparar a vítima, mas, também, pelo dissuasório, de reeducar o agressor a parar de resolver seus problemas usando a força bruta”.

Durante a defesa, o prefeito alegou que o jornalista o ofendeu antes da agressão ser realizada, porém o argumento não foi aceito: “Ainda que se verifique a existência de animosidade entre as partes [prefeito e repórter] não se pode usar desse argumento para justificar a nítida agressão física proferida pelo réu em face do autor”.

Na conclusão da sentença, além de restituir o valor do aparelho celular, William Fonseca deverá pagar uma indenização no valor de R$ 5.000 mil reais por danos morais. Ainda cabe recurso da sentença.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments