17 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

Ponte Jornalismo e Agência Lupa são vítimas de ataques virtuais

A Ponte Jornalismo e a Agência Lupa sofreram ataques virtuais na última semana. Em 20 de agosto, o site da Ponte ficou fora do ar por alguns minutos. No mesmo dia, a Lupa foi vítima de diversas notícias falsas sobre o funcionamento da agência, que circularam em Twitter, Facebook e WhatsApp.

A Ponte, que vinha sofrendo ataques há pelo menos três semanas, contratou uma empresa de segurança digital, que descobriu que um exército de bots sobrecarregou o servidor do site, tornando-o indisponível para seus usuários. Ainda não se sabe quem está por trás dos ataques.

Fausto Salvadori, um dos criadores da Ponte, explicou que os gastos com assessoria jurídica por causa de diversos ataques policiais, e agora a contratação da empresa de segurança, atrasaram planos estratégicos do veículo. A Ponte foi selecionada para receber auxílio financeiro do Fundo Velocidad, que seria usado para um novo programa de membros, mas agora a iniciativa só irá ao ar quando o site estiver estável e seguro. A equipe do veículo reitera a importância de apoiar seu trabalho por doações no Catarse.me.

Já a Agência Lupa foi vítima de uma campanha de desinformação. Em nota, o veículo explicou que “em um post que circulou no dia 20.ago.2020, Gilberto Scofield Jr., diretor de Estratégias e Negócios da Lupa desde maio de 2019, e seu marido, Rodrigo de Mello, corretor de imóveis, foram falsamente apontados como fundadores da agência de checagem, chamados de militantes de esquerda e ativistas LGBT e acusados de censura”. A Lupa esclareceu que é falso que Gilberto e Rodrigo sejam fundadores da agência, e que não censura posts do Facebook ou de qualquer outro meio digital.

A nota diz ainda que “são comuns os ataques a checadores de fatos. Isso ocorre em todo o mundo. Alguns desses ataques, no entanto, cruzam o limite do aceitável. A Agência Lupa é plural e rechaça preconceitos. Posts contendo acusações infundadas a qualquer membro da Lupa serão armazenados e enviados ao departamento jurídico da empresa”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese