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segunda-feira, dezembro 8, 2025

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“Jornalista-robô” do LA Times reporta terremoto de 1925

Um caso curioso agitou a redação do Los Angeles Times na última semana. Um “jornalista-robô” noticiou, via Twitter, um terremoto de magnitude 6.8, ocorrido na cidade de Santa Bárbara, no último dia 21/6, às 16h51. O problema é que a ferramenta publicou como novo um evento ocorrido em 1925.

Como ninguém sentiu a terra tremer – algo improvável para um fenômeno dessa magnitude –, eles decidiram investigar e descobriram que o “jornalista-robô” interpretou dados de forma errada antes de disparar a notícia.

De acordo com o Yahoo, a publicação usa o Quakebot, um algoritmo que busca dados no site da United States Geolocial Survey (USGS), agência americana que monitora terremotos, e publica notícias automaticamente de forma rápida.

Segundo o jornal californiano, um funcionário do instituto enviou um alerta de terremoto por engano, quando atualizava um mapa antigo no site da agência, fazendo com que o robô cometesse o erro. O Los Angeles Times tirou a notícia do ar e pediu desculpas a seus seguidores.

Apesar de não ter gerado nenhuma consequência mais grave, o fato reacende a discussão sobre sistemas desse tipo, e mostra que a ferramenta não é tão precisa e pode ser atacada por hackers que buscam levar cidades inteiras rumo ao caos.

* Com informações da ANJ.

The Intercept Brasil busca editor executivo

Intercept Brasil

Depois de anunciar no mês passado vagas para editor e produtor de vídeo, agora The Intercept Brasil, de Glenn Greenwald e Jeremy Scahill, está em busca de um editor executivo.

O profissional será responsável por liderar uma equipe de até 12 membros, baseada no Rio de Janeiro, e estará subordinado à editora-chefe do TI em Nova York. De acordo com o descritivo da vaga, “o papel central do editor executivo será inovar no modelo existente do TIB e executar uma estratégia editorial coerente, que seja única no contexto dinâmico do mercado jornalístico digital brasileiro, mantendo-se fiel à principal missão do The Intercept: promover a responsabilização de instituições poderosas”.

Características como criatividade, confiança, independência, habilidade com tecnologias digitais e disposição para tomar posições editoriais corajosas estão entre os predicados buscados pela empresa. O candidato deve ter ainda domínio da língua inglesa e mais de dez anos de experiência em jornalismo, quatro deles como editor executivo, gerente ou supervisor, além de morar ou ter disponibilidade de mudança para o Rio de Janeiro.

Confira detalhes sobre inscrição e descritivo completo da vaga.

Grupos brasileiros de mídia estão na mira da RSF

Parceria da ONG Repórteres sem Fronteiras e do coletivo Intervozes, Media Ownership Monitor (MOM) mapeia os maiores grupos controladores das empresas de mídia no Brasil, seus interesses econômicos e o uso das verbas públicas no setor

 

Com base na premissa de que a transparência na mídia é um pré-requisito essencial para o pluralismo, a diversidade de opiniões e o fortalecimento da democracia, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) e o coletivo de comunicação social Intervozes lançam em São Paulo e no Rio a unidade brasileira do Media Ownership Monitor (MOM).

O Brasil é o 11º país a receber esse projeto internacional que a RSF criou em 2015 e que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar essa transparência: quem é o dono da rádio, da TV ou do jornal que você acompanha? Quais os interesses econômicos do grupo? Quais são as regras às quais as empresas de mídia estão submetidas no País? Há leis que impeçam a concentração de mercado ou estimulem a diversidade? Há uma política de Estado para o uso das verbas publicitárias públicas? Ou elas podem ser usadas apenas de acordo com os interesses políticos do governo da vez?

Na capital paulista, o lançamento será nesta quinta-feira (29/6), às 9h, no segundo piso do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25); no Rio, está programado para a próxima terça (4/7), na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81), às 19 horas. Em São Paulo, participam as jornalistas Ana Claudia Mielke (Intervozes) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres) e a pesquisadora Elizabeth Saad (ECA/USP); no Rio, André Pasti (coordenador da pesquisa no Brasil), Bruno Marinoni (Intervozes) e a pesquisadora Suzy dos Santos (UFRJ/ PEIC). Os dois eventos contarão com a presença de Olaf Steenfadt, diretor da seção alemã do MOM, que estará no Brasil para apresentar a pesquisa a jornalistas, empresas, estudantes e pesquisadores.

O mapeamento criará um banco de dados, continuamente atualizado, com as 40 maiores empresas de comunicação do País, seus controladores e as regras às quais estão submetidas. Pelo tamanho territorial, o Brasil terá um levantamento, inédito para o projeto, sobre a mídia regional. A pesquisa será feita nos próximos meses, com a divulgação dos resultados em outubro. Como a metodologia é universal, os dados brasileiros poderão ser comparados com os de outros países e também da região.

Mais informações, em São Paulo, com Ana Claudia Mielke (11-996-518-091) e, no Rio, com Iara Moura (Intervozes – 21-996-681-214) e Artur Romeu (RSF – 964-660-407).

Imprensa argentina se despede de Ernestina de Noble, proprietária do Grupo Clarín

Faleceu em 14/6, aos 92 anos, em Buenos Aires, Ernestina Herrera de Noble, proprietária do Grupo Clarín, maior empresa de comunicação da Argentina. Uma das mais importantes líderes da imprensa sul-americana, foi a primeira mulher a comandar um diário de grande circulação na região.

Durante os quase 50 anos em que dirigiu o Clarín, esteve à frente da estratégia que fez do diário o mais vendido de língua espanhola e o oitavo do mundo. A executiva, que herdou e assumiu o jornal em 1969, após a morte de seu marido e fundador Roberto Noble, começou o processo de diversificação a outras tecnologias da comunicação, como rádio, televisão, cabo e internet, que posteriormente formaram o Grupo Clarín.

A longo da carreira, recebeu diversas condecorações e integrou o Instituto de Imprensa Internacional e o Conselho do Museu Internacional de Televisão e Rádio. Foi a primeira editora latino-americana a integrar o Comitê Consultivo da Unesco para a Liberdade de Imprensa. Ao mesmo tempo, durante o período em que dirigiu o Clarín, o diário recebeu mais de 300 distinções internacionais, entre elas seis prêmios Rei da Espanha, dois Dom Quixote e quatro Maria Moors Cabot.

* Com informações da ANJ

Ideal H+K passa a ser a agência global da Embraer

A Ideal H+K Strategies tornou-se a primeira agência de relações públicas global da Embraer. A partir do escritório de São Paulo, a agência será responsável por coordenar as estratégias de comunicação corporativa de todas as unidades da companhia: Aviação Comercial, Aviação Executiva, Aviação Militar, além da Institucional. O trabalho envolve ações constantes em Brasil, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania.

A gestão da conta ficará sob a responsabilidade do fundador e CoCEO Ricardo Cesar, que liderou uma equipe global da Hill+Knowlton durante o processo de concorrência. O time da agência no Brasil conta ainda com o VP Edson Porto e a gerente Sílvia Simões, além dos atendimentos Paula Angelo e Mateus Tamiozzo. E-mails formados por [email protected].

Fundo Brasil vai doar R$ 680 mil para projetos de jornalismo investigativo

Edital para seleção de iniciativas será lançado nesta quinta-feira (29/6), no 12º Congresso da Abraji, em São Paulo

 

Fundo Brasil lança nesta quinta-feira (29/6), durante a abertura do 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo, o edital Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos. O objetivo é apoiar organizações da sociedade civil e/ou indivíduos que apresentem propostas cujo foco seja a violência institucional e a discriminação.

A iniciativa visa a estimular a produção de jornalismo investigativo de alta qualidade, com reportagens que contem histórias relevantes e que contribuam para melhorar a compreensão da sociedade sobre violações de direitos humanos. O edital é realizado por meio de uma parceria com a Fundação Ford, a Fundação Open Society e a Clua (Climate and Land Use Alliance). Para o Fundo Brasil e seus parceiros no edital, o jornalismo investigativo é capaz de estimular mudanças no País e promover os direitos de todas e todos.

Serão destinados R$ 680 mil para apoiar pelo menos 17 projetos, cinco dos quais devem estar relacionados a questões de violação de direitos socioambientais. Os projetos devem ser de no mínimo R$ 25 mil e no máximo R$ 40 mil, com duração de até 12 meses, e conter: produção de pelo menos uma reportagem; plano de disseminação, incluindo estimativa de alcance do material produzido, possível público-alvo e os caminhos para chegar lá; cobertura jornalística abrangente do tema proposto; e valorização das vozes e dos sujeitos que sofrem violações de direitos humanos.

As organizações e/ou pessoas interessadas devem apresentar uma proposta preliminar até o dia 28 de julho, de acordo com um roteiro que estará disponível no site do Fundo Brasil após o lançamento. Elas passarão por uma pré-seleção. Somente as escolhidas nesta primeira fase deverão enviar propostas completas, que serão analisadas por um comitê de seleção independente, formado por especialistas no tema.

O Fundo Brasil estará com um estande e com uma equipe à disposição durante o Congresso da Abraji (Universidade Anhembi Morumbi – rua Casa do Ator, 275) para entregar material relativo à iniciativa e para dar mais informações.

Fundação FEAC de Jornalismo chega à 20ª edição

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo 2017. Em sua 20ª edição, o concurso traz como tema Organizações da Sociedade Civil: solidariedade, voluntariado e bem-estar social.

Serão distribuídos R$ 75 mil entre os vencedores de suas 14 categorias. Dentre as nacionais, podem concorrer trabalhos em Mídia Impressa, TV, Rádio, Jornalismo Online, Cinegrafista e Fotojornalismo. Já nas categorias regionais são aceitas apenas reportagens veiculadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC)* – onde está instalada a entidade, que presta assessoramento para organizações da sociedade civil atuantes nas áreas de educação, assistência social e saúde –, nas mesmas categorias contempladas nacionalmente, além de Assessoria de Imprensa e Produto Universitário.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil, com exceção ao regional Produto Universitário, que receberá R$ 3 mil. Todos vencedores das categorias da RMC, exceto estudantes universitários, concorrem ainda ao Grande Prêmio Fundação FEAC-Iguatemi de Jornalismo, reservado ao melhor trabalho do ano. A conquista vale R$ 7 mil adicionais.

O concurso conta com patrocínio máster do Iguatemi Campinas, apoio da Fundação Educar DPaschoal e parceria institucional da Associação Campineira de Imprensa (ACI), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – regional Campinas, e deste Portal dos Jornalistas.

Comitê de Seleção – Uma das principais novidades a partir desta edição é a criação de um Comitê de Seleção, responsável por avaliar todos os trabalhos inscritos e definir cinco materiais, por categoria, a serem encaminhados ao Comitê Julgador. “A atribuição dada à inédita Comissão de Seleção visa a qualificar o processo avaliativo dos materiais inscritos na disputa do Prêmio FEAC de Jornalismo”, destaca a gerente de Comunicação Vanessa Salomé. “O que antes se dava em etapa única, assumida pelo Comitê Julgador, passa a acontecer em duas fases. E a primeira é praticamente uma qualificação de trabalhos aptos ao crivo final, este a cargo do Comitê. Seremos mais criteriosos e acreditamos que isso vai gerar mais credibilidade para a premiação”.

A comissão será coordenada pela Jornalistas Editora, que publica, além deste Mais Premiados, o Portal dos Jornalistas e o boletim Jornalistas&Cia. “Analisaremos a adequação das reportagens ao tema proposto, bem como a qualidade técnica e jornalística dos trabalhos”, destaca o diretor da Jornalistas Editora Eduardo Ribeiro. “Caberá a um time plural e experiente, escolhido por nós, analisar aspectos como a investigação de fatos, dados e estatísticas; a diversidade e relevância das fontes consultadas; a originalidade e relevância da pauta; a qualidade e clareza do texto; a apresentação gráfica, de imagens e de áudio; a correção gramatical; e a adequação à categoria inscrita”.

Inscrições – As inscrições, ilimitadas e gratuitas, permanecerão abertas até 11 de outubro pelo www.premio.feac.org.br. Podem concorrer trabalhos publicados entre 10 de outubro de 2016 e 10 de outubro de 2017. Mais informações pelos 19-3794-3511 / 3515 / 3526.

* Fazem parte da RMC, além de Campinas, 19 municípios: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil substituem Reinaldo Azevedo na Pan

Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil - Reporudção: TVeja
Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil – Reporudção: TVeja
Ao lado de Fernando Martins, eles comandarão Os Pingos nos Is

 

O programa Os pingos nos is retorna com novidades à grade da Jovem Pan (100.9 FM e 620 AM) a partir da próxima segunda-feira (3/7). A atração, que era comandada por Reinaldo Azevedo até seu pedido de desligamento, em 23/5, irá ao ar de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h, com apresentação de Fernando Martins e dos recém-contratados Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil.

Desde sua estreia, em abril de 2014, o programa sempre foi um dos destaques de audiência da emissora em São Paulo, chegando a alcançar a marca de 152 mil ouvintes por minuto na medição do Kantar Ibope Media.

“Assumir Os Pingos Nos Is com um time incrível como esse é uma grande responsabilidade, mas também um gratificante desafio”, comenta Joice. “Chegamos para fazer um programa com muita agilidade, informação e opinião contundente, com classe, estilo, no salto agulha, onde a figura mais importante, sem dúvida, é o ouvinte”.

“Em 15 anos de artigos e comentários na internet, busquei atrair o interesse do cidadão comum pelo debate público tornando mais leves os assuntos pesados, mais acessíveis os temas complexos, mais bem-humoradas as análises culturais e políticas”, completa Felipe, que desde maio também integra a equipe do site O Antagonista. ”Esse é o espírito do rádio, a tradição mais moderna da comunicação, que influencia a minha linguagem desde moleque, quando ouvia todos os programas esportivos e jogos no Maracanã”.

Fernão Silveira assume Comunicação da Ford na América do Sul

Fernão Silveira - Reprodução Facebook
Fernão Silveira – Reprodução Facebook

Sem muito alarde, Fernão Silveira assumiu em março como diretor de Comunicação para as operações da Ford na América do Sul. Nesse novo desafio, o executivo responde ao vice-presidente de Assuntos Corporativos e Governamentais Rogélio Golfarb, como responsável pelas estratégias de Comunicação da Ford na América do Sul em alinhamento com a liderança global da marca nos Estados Unidos.

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, com Master em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Cásper Líbero, Fernão começou a carreira no Diário do Grande ABC, onde atuou como repórter e editor assistente, e foi editor do portal Terra. Desde 2006 atua na área corporativa, tendo passado por Case Consulting e Catho, até sua chegada em 2008 à Dow Química. Por lá acumulou promoções até assumir o cargo de gerente Global de Comunicação, tendo inclusive atuado por mais de três anos na sede da companhia nos Estados Unidos.

Jornalistas são agredidos por seguranças em evento político

Confusão tomou conta de evento promovido por PMDB e PR em Manaus - Crédito: G1 AM
Confusão tomou conta de evento promovido por PMDB e PR em Manaus – Crédito: G1 AM

Laila Pereira, da Rede Amazônica, e o repórter cinematográfico Walfran Leão, da TV Em Tempo, foram agredidos com socos por seguranças durante convenção partidária em Manaus, em 16 de junho.

A confusão aconteceu quando os candidatos Eduardo Braga (PMDB) e Marcelo Ramos (PR) chegaram à quadra da escola de samba do bairro Alvorada, onde estava sendo realizado o encontro. Neste momento a entrada da imprensa ao local reservado aos jornalistas foi impedida por seguranças do evento.

Dentre as agressões, a repórter da Rede Amazônica teria levado um soco no estômago. Em seguida os profissionais foram encaminhados às autoridades policiais para registrar as agressões.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas solidarizou-se e repudiou a agressão: “O SJPAM considera o episódio um atentado praticado contra o exercício da profissão […] bem como condena toda tentativa de intimidação e repressão à liberdade de imprensa e expressão, direitos consagrados pela Constituição do País”.

* Com colaboração do J&Cia Norte

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