6.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

“Jornalista-robô” do LA Times reporta terremoto de 1925

Um caso curioso agitou a redação do Los Angeles Times na última semana. Um “jornalista-robô” noticiou, via Twitter, um terremoto de magnitude 6.8, ocorrido na cidade de Santa Bárbara, no último dia 21/6, às 16h51. O problema é que a ferramenta publicou como novo um evento ocorrido em 1925.

Como ninguém sentiu a terra tremer – algo improvável para um fenômeno dessa magnitude –, eles decidiram investigar e descobriram que o “jornalista-robô” interpretou dados de forma errada antes de disparar a notícia.

De acordo com o Yahoo, a publicação usa o Quakebot, um algoritmo que busca dados no site da United States Geolocial Survey (USGS), agência americana que monitora terremotos, e publica notícias automaticamente de forma rápida.

Segundo o jornal californiano, um funcionário do instituto enviou um alerta de terremoto por engano, quando atualizava um mapa antigo no site da agência, fazendo com que o robô cometesse o erro. O Los Angeles Times tirou a notícia do ar e pediu desculpas a seus seguidores.

Apesar de não ter gerado nenhuma consequência mais grave, o fato reacende a discussão sobre sistemas desse tipo, e mostra que a ferramenta não é tão precisa e pode ser atacada por hackers que buscam levar cidades inteiras rumo ao caos.

* Com informações da ANJ.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese