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segunda-feira, julho 7, 2025

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Veja lança campanha para combater fake news

Capa Veja
Capa Veja

A edição de Veja desta sexta-feira (9/3), traz uma ação editorial inédita contra as fake news. A revista sai com duas capas, uma das quais com o título Veja se é verdade, acompanhada de um manifesto sobre o papel do veículo em favor da verdade; e a outra, publicada na contracapa, de cabeça para baixo, com chamadas para notícias falsas já divulgadas na internet. Na capa falsa, aparece a caricatura de Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, com a frase “Os brasileiros estragam o Facebook” acompanhada da pergunta: “Você sabe qual é a verdade sobre a frase atribuída a Mark Zuckerberg que viralizou na internet?”. Em três páginas editoriais internas, essas e outras notícias falsas são reproduzidas, com a identificação das fontes que publicaram as mentiras no universo digital.

Em janeiro, Veja publicou um ranking criado a partir da análise de 4591 posts de sites que costumam publicar fake news, mostrando os maiores alvos de mentiras. Lula, Michel Temer e Sérgio Moro foram, nessa ordem, os mais citados em fake news de cunho negativo. Jair Bolsonaro é o primeiro da lista em fake news positivas. O levantamento teve repercussão em veículos internacionais, como The New York Times e Financial Times.

 

Amon Borges estreia blog na Folha de S.Paulo

Amon Borges
Amon Borges

A Folha de S.Paulo lançou nessa quinta-feira (8/3) o blog Inteligência de Mercado, por Amon Borges. A publicação tem como objetivo tratar de temas relacionados a publicidade e marketing, divulgando ideias, tendências, novidades, campanhas e cases interessantes e curiosidades. Executivos, publicitários e especialistas também terão espaço por meio de entrevistas.

Desde 2011 na Folha, Amon já passou pelo Guia e pela revista sãopaulo e agora está nas editorias Mercado e Tec. Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, cursou Filosofia na Unifesp e tem um MBA em Marketing Digital pela ESPM. Atualmente, está na Espanha para um mestrado em produção jornalística multiplataforma (MPXA/Universidad de Coruña).

Boletim OCI estreia na rádio Megabrasil Online

Marcondes Neto e Juliana Vilas
Marcondes Neto e Juliana Vilas

Marcondes Neto e Juliana Vilas são os apresentadores do novo programa Boletim OCI, na rádio Megabrasil Online. Marcondes é o fundador do Observatório da Comunicação Institucional (OCI), que, como o nome diz, dedica-se a produzir e divulgar conhecimento sobre a área de Relações Públicas nas instituições.

Na primeira edição deste ano, foi discutido o conceito de transparência e a importância da comunicação para a ética empresarial. Foi apresentado também o Índice de transparência ativa, aplicativo criado por Marcondes para medir o grau de transparência de empresas e entidades brasileiras. O programa é veiculado toda segunda-feira, às 15h, com reapresentações na terça-feira, às 20h, e na quarta-feira, às 10 horas.

Sindicato diz que demissão de Décio Trujilo foi política. EBC nega

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo publicou em 28/2 em seu site nota informando que Décio Trujilo, gerente da Agência Brasil em São Paulo, seria demitido por uma matéria de sua equipe ter desagradado aos contratantes/clientes da Agência Nacional de Águas (ANA). Por meio de sua Gerência de Comunicação em Brasília, a EBC enviou a J&Cia nota em que confirma a demissão mas nega a motivação política;

Segundo o Sindicato, por força de um contrato no valor de R$ 1,8 milhão firmado com a ANA, desde janeiro a EBC produz conteúdos favoráveis ao Fórum Mundial da Água, evento marcado para o período de 18 a 23/3 em Brasília. A entidade afirma que a demissão de Trujilo envolve a reportagem Apesar de obras, São Paulo ainda precisa de chuva para evitar nova crise hídrica: “A abordagem desagradou ao presidente do Conselho Mundial da Água – órgão organizador do fórum –, Benedito Braga. Ele é também secretário de Recursos Hídricos do governo de Geraldo Alckmin. Apesar da retirada de um trecho que realmente continha uma imprecisão, a medida não foi suficiente para contemplar os clientes/contratantes da ANA. Décio Trujilo foi demitido após reclamações formais de assessores da ANA e do Fórum Mundial da Água”.

Na nota que enviou a J&Cia, a EBC afirma que a substituição de Décio “foi uma decisão administrativa da Superintendência da EBC em São Paulo” e que a decisão foi motivada “exclusivamente por critérios técnicos de atuação profissional expressos no Manual de Jornalismo da empresa, segundo os quais ‘o rigor com a exatidão de dados e informações é obrigatório’. Contrariando o critério zeloso que assegura a credibilidade da Agência Brasil, a matéria originalmente publicada no dia 25 de fevereiro sob o título Apesar de obras, São Paulo ainda precisa de chuva para evitar nova crise, fez referência a dados estatísticos desatualizados, cujo erro numérico compromete a veracidade da informação e causa danos à reputação do jornalismo da EBC. Como a Agência Brasil também é fonte de informação para a mídia nacional e internacional, a repetição do erro em outros veículos ampliou a repercussão negativa. A matéria em questão não fez menção alguma à Agência Nacional de Águas (ANA), o que torna descabida qualquer referência a eventual desagrado da ANA. Em se tratando de cargo em comissão, seus ocupantes são passíveis de dispensa a qualquer momento, pela própria natureza da função”.

A J&Cia, Décio disse ter em mãos e-mail de um assessor direto de Benedito Braga reclamando da matéria, o que deu início à crise, e que os dados contestados continuam publicados na reportagem do site da Agência Brasil. “É de se supor que, se estivessem incorretos, teriam sido corrigidos”.

Deco Bancillon assume escritório da Approach em Brasília

Deco Bancillon
Deco Bancillon

A Approach comemora a chegada de Deco Bancillon para comandar seu escritório em Brasília. Com passagens por Aqui-DF, Correio Braziliense, Brasil Econômico e Portal IG, além de ter sido assessor especial da Presidência da República e diretor de conteúdo digital da Secom/PR, tem a missão de liderar o processo de expansão da agência, recrutar novos talentos e buscar oportunidades de negócios. A Approach opera em parceria com a Prospectiva, consultoria internacional de inteligência governamental.

Arnaldo Tibyriçá deixa a Presidência-executiva da Abril

Arnaldo Tibyriçá
Arnaldo Tibyriçá

Em nova mudança na cúpula da Abril em menos de quatro meses, o presidente do Conselho de Administração Giancarlo Civita assumiu nesta quarta-feira a Presidência-executiva da empresa no lugar de Arnaldo Figueiredo Tibyriçá. Segundo comunicado, ele afastou-se por motivos de ordem pessoal.

Formado em Direito pela PUC/SP, Arnaldo substituiu em novembro a Walter Longo, que ficou menos de dois anos no comando do Grupo Abril. Ele era vice-presidente Jurídico do Grupo havia 15 anos, tendo participado de diversos conselhos de administração de empresas Abril, integrando também o comitê executivo da holding AbrilPar.

Manhattan Connection exibe especial de aniversário

Pedro (esq.), Lucas e Caio
Pedro (esq.), Lucas e Caio

O programa Manhattan Connection completa 25 anos. Não por acaso, é o jornalístico mais longevo da tevê por assinatura. Começou a ser exibido no canal GNT, com a formação original de Lucas Mendes e Caio Blinder, ainda hoje na bancada, mais Nelson Motta e Paulo Francis. Atualmente, Mendes e Blinder contam com Pedro Andrade. Gravado em Nova York, tem ainda Ricardo Amorim, em São Paulo, e Diogo Mainardi, em Veneza. Para o especial de aniversário – que será exibido na GloboNews às 23h deste domingo (11/3) –, todos os integrantes estarão reunidos na bancada americana pela primeira vez, num programa ao vivo.

Jornalistas do El País aderem a greve feminista

Jornalistas da redação do El País em São Paulo
Jornalistas da redação do El País em São Paulo
Mulheres das redações no Brasil, México e Espanha, além de correspondentes internacionais, reforçam mobilizações

 

Chegou também às redações do El País a greve feminista que vem acontecendo em diversas parte pelo mundo neste 8 de março e que registrou na Espanha uma das principais adesões. A maioria das mulheres que integram as redações em Espanha (Madri e Barcelona), Brasil e México aderiu à paralisação de 24 horas convocada neste Dia Internacional da Mulher. Os postos de trabalho estão sendo ocupados quase que unicamente por homens.

Nas últimas semanas, as jornalistas da publicação desenvolveram uma série de ações para conscientizar as trabalhadoras do jornal sobre a necessidade de atenderem à convocação, que começou a tomar forma de mobilização de massa há cerca de um ano, a fim de combater violências machistas, desigualdade trabalhista e salarial e opressão por motivos de gênero.

O jornal realizou nas semanas anteriores à greve uma ampla cobertura sobre o Dia da Mulher, com diversas informações e reportagens, como o especial sobre mulheres que fizeram história na ciência e um resumo explicando por que os movimentos feministas se manifestam contra o ódio e o feminicídio em várias cidades brasileiras.

* Com informações do El País.

Agência experimental da ESPM seleciona instituição para atendimento gratuito

Encerram-se na próxima segunda-feira (12/3) as inscrições para o processo de seleção que a ComCorp, agência experimental de comunicação corporativa do curso de Jornalismo da ESPM-SP, abriu para escolher uma instituição do Terceiro Setor, com sede em São Paulo, para a qual prestará gratuitamente serviços de comunicação empresarial.

A agência, que faz parte do Centro Experimental de Jornalismo da faculdade, atua no planejamento e implementação de projetos de comunicação corporativa e presta atendimento a startups e a instituições voltadas a trabalhos de extensão para a comunidade.

A entidade escolhida no processo de seleção será atendida por uma equipe de alunos de Jornalismo, previamente selecionados em processo interno, sob a coordenação de uma professora do curso.

Podem se inscrever instituições sem fins lucrativos, ONGs, Oscips, associações com foco em ações sociais e startups com propostas relativas a projetos sociais ou de interesse público.

“Um dos pilares que sustentam a faculdade, especialmente em um curso de Jornalismo, é a extensão à comunidade”, informa a professora Francine Altheman, responsável pela ComCorp. “Para isso, é fundamental pensar a ComCorp como uma ponte entre a instituição do Terceiro Setor que já atua na comunidade e outros públicos de interesse que podem ampliar suas possibilidades de ação”.

As entidades interessadas precisam preencher um documento específico de inscrição, que está disponível com as regras do processo de seleção no Portal de Jornalismo da ESPM-SP.

Criada em 2014, a ComCorp proporciona aos alunos uma vivência real de atendimento em comunicação corporativa. No segundo semestre de 2017, a agência passou a atender à startup Fhinck, especializada em inteligência artificial, alocada no Cubo Itaú. A parceria foi viabilizada por meio da Incubadora de Negócios da ESPM. Desde sua criação, a ComCorp atendeu a empresas como PlantVerd, Seu Direito, SandMan Labs, Cia. da Consulta e VIQUI.

A supervisão do Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP é de Antonio Rocha Filho, professor do curso de Jornalismo da faculdade, que atuou por 24 anos no Grupo Folha.

Algumas pessoas relatam problemas para abrir o link de acesso aos documentos da inscrição, em especial quando utilizam o navegador Google Chrome em PCs. Uma dica é usar o navegador Microsoft Edge, em que o link abre sem problemas. Para quem ainda assim tiver dificuldades para acessar o material, a escola sugere encaminhar e-mail para francine.altheman@espm.br solicitando os arquivos.

A análise do papel do lobista diante de políticas públicas e corrupção

Capa do livro
Capa do livro

A editora Record lança esta semana Lobby desvendado – Democracia, políticas públicas e corrupção no Brasil contemporâneo, com organização de Milton Seligman e Fernando Mello. A obra analisa o papel dos lobistas e compara experiências nacionais e internacionais. Propõe também medidas para aperfeiçoar as relações institucionais entre o setor privado e o poder público, e desmistifica o estigma que existe quanto a essa prática.

Visto com desconfiança por muitos, o papel do lobista é frequentemente associado a corrupção, até mesmo nos Estados Unidos, onde a prática é comum e rigorosamente regulamentada. Num momento político marcado por discussões acaloradas, os autores analisam as relações entre agentes privados e públicos por diferentes perspectivas, como valores, limites, potencialidades e problemas que envolvem o poder público e a sociedade.

Milton coordena o Programa de Cursos em Gestão e Políticas Públicas do Insper, e é Global Fellow do Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, em Washington, DC, nos Estados Unidos.  No setor público, ocupou cargos e funções nos governos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. No setor privado, foi dirigente em associações empresariais da indústria de bebidas. Fernando é sócio do portal Jota, já escreveu para Veja, Folha de S.Paulo e El País América, entre outros. Como jornalista, ganhou os prêmios de Excelência da SIP, Latino-Americano de Jornalismo Investigativo e Esso de Melhor Contribuição para a Imprensa.

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