Roxane Ré estreia na multiplataforma Central 3, nesta terça-feira (10/4), o programa de entrevistas Linha Fina com Roxane Ré. Será ao vivo, a partir das 18h, pela live do perfil da emissora no Facebook e o conteúdo ficará disponível no site da empresa em formato podcast. A convidada do programa de estreia será a ex-jogadora de basquete Magic Paula, que vai falar sobre sua atuação na presidência da organização Atletas pelo Brasil e o trabalho no instituto Passe de Mágica.
Roxane é apresentadora do Jornal da USP, na rádio USP, foi âncora na CBN por quase 15 anos e por cinco na rádio Estadão e recebeu o prêmio Troféu Mulher Imprensa como Melhor Âncora de Rádio.
“São três décadas à frente do microfone em rádio e agora, acompanhando o processo de modernização da mídia, fazendo podcast”, diz ela. “Estou muito feliz, sem dúvida alguma, de poder fazer radiojornalismo na Central 3, que já tem credibilidade e quero muito contribuir com conteúdo de qualidade “. Mais informações com Selma Viana (11-996-726-275)
Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Young PR, novo braço de relações públicas da agência de publicidade Young&Rubicam no Brasil, quer diminuir os limites entre a propaganda e a área de comunicação corporativa; projeto é liderado por Marco Antonio Sabino
Com base no pressuposto de que em tempos de consumidores conectados, engajados e preocupados com causas os universos da marca e da reputação corporativa são cada vez mais indissociáveis, a agência de publicidade Young&Rubicam e o Grupo Ideal, focado em relações públicas e conteúdo, ambos controlados pela holding multinacional de comunicação WPP, estão lançando no mercado brasileiro a joint-venture Young PR. O objetivo é oferecer um projeto que atenda aos anseios dos clientes que buscam uma solução de relações públicas contemporânea, que junte planejamento e criação de alto nível com conhecimento de temas institucionais – tudo integrado em uma mesma estrutura.
“Acreditamos que não podemos mais separar marca e empresa”, explica David Laloum, CEO da Y&R. “As duas se confundem. Os consumidores querem se relacionar com instituições que participam da vida deles, que tenham uma contribuição social real. A Young PR vai focar suas atenções em oferecer soluções de comunicação que ajudem as empresas a atender a essa demanda do mercado”.
A ideia de criação da Young PR surge com base na crença de que a reputação corporativa afeta diretamente a venda dos clientes. “O maior asset de uma instituição é a sua reputação”, diz Ricardo Cesar, fundador e coCEO do Grupo Ideal. “É disso que queremos tratar. É dessa reputação que queremos cuidar ou ajudar a construir”.
A iniciativa segue ainda o conceito de “horizontalidade” da WPP, em que os profissionais de diversos segmentos da holding trabalham juntos para trazer as melhores soluções a seus clientes. No caso da Young PR, com foco no digital e nas novas ferramentas tecnológicas de comunicação, o portfólio de serviços oferecidos é completo, englobando trabalho institucional, comunicação de produto, comunicação financeira, gerenciamento de crises, comunicação interna, planejamento, relações com a imprensa e produção de conteúdo.
O CEO da Young PR é Marco Antonio Sabino. Jornalista formado pela Cásper Líbero, advogado pela USP, com especialização em Comunicação Organizacional também pela USP, teve passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, como TV Globo, onde esteve por cerca de dez anos, Bandeirantes, em que dirigiu o jornalismo da rádio e implantou o Canal 21, além de Editora Abril (Exame) e Grupo Estado. Até o final de 2017, vinha presidindo a S/A, que fundou em 2006 e cujo controle vendeu para a Llorente & Cuenca no final de 2015.
Heloísa Prates começou na SP4 como gerente de novos negócios, responsável por desenvolver projetos de comunicação digital, transmídia e outras iniciativas ligadas à convergência tecnológica e ambientes interativos. Doutorada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora universitária, ela acumula experiência no planejamento estratégico de comunicação de empresas dos setores industrial, de tecnologia, de cultura e editorial.
A agência também contratou Elaine D’Ávila, ex-S2 Publicom, para assumir o grupo de atendimento de Energia da SP4, que tem duas novas contas: Capitale Energia, uma das cinco maiores comercializadoras de energia independentes do País; e Brasil BioFuels, que atua na região norte do País no cultivo sustentável de palma e extração de óleo vegetal para a produção de biodiesel. Mais informações com Odete Pacheco (11-38734374 e 999-383-959)
Parte da revolta dos torcedores palmeirenses após a final do Campeonato Paulista 2018, vencido neste domingo pelo arquirrival Corinthians, no Allianz Parque, refletiu em agressões físicas e verbais contra jornalistas que atuaram na cobertura da partida.
Uma equipe da webrádio Poliesportiva foi atingida inicialmente por cusparadas e depois por uma lata de lixo por torcedores que estavam próximos à tribuna de imprensa do estádio. A imagem, transmitida ao vivo e repassada instantes depois, mostra a transmissão sendo interrompida no momento em que a lata de lixo é atirada contra os profissionais.
“Quem foi atingido foi a imprensa, porque o Palmeiras não dá segurança nenhuma, zero, sobre qualquer tipo de problema que a imprensa possa ter contra a torcida”, relatou o locutor Ramoni Ártico, um dos atingidos. “Se você filmar todo o corredor até em cima da Tribuna de Imprensa Osmar Santos não tem um segurança, digamos, de maior pujança ou um corredor inclusive com algum policial militar para coibir esse tipo de ação”.
Em outro caso, este envolvendo torcedores e um segurança do Palmeiras, as repórteres Mariana Pereira, da Rádio Trianon, e Ana Thaís Matos, da Rádio Globo, relatam que após o final da partida foram atingidas por diversos objetos, como isqueiros e copos de cerveja. “Nós ficamos bastante acuados. No momento em que me virei para esse grupo de torcedores para filmá-los, eles começaram a me hostilizar mais ainda”, relatou Mariana.
Torcedores xingam e fazem gestos obscenos para jornalistas após o final da partida
O vídeo mostra alguns torcedores do Palmeiras gritando xingamentos para os jornalistas, em especial para as mulheres – um dos homens, que veste boné e óculos espelhados, chega a segurar os órgãos genitais e gritar “chupa aqui, vadia do caralho”.
Tanto Mariana quanto Ana foram acusadas por membros da segurança do estádio de terem mostrado o dedo médio para os torcedores. Quando Ana tentou argumentar com um segurança do Allianz Parque, que já discutia com o repórter Gustavo Zupak, também da Rádio Globo, ela ouviu o homem dizer que não responderia porque já estava conversando com um homem. “Falei: você é machista. E ele: sou mesmo”, relatou a jornalista.
Procurada, a assessoria de imprensa do Palmeiras não comentou o caso até o momento.
O caso acontece poucos dias depois de um grupo de mais de 50 jornalistas lançar a campanha #DeixaElaTrabalhar. A iniciativa é uma ofensiva contra os recorrentes casos de machismo e assédio dentro do universo do jornalismo esportivo, e teve como gancho dois episódios ocorridos em março.
No dia 11, um torcedor do Internacional gritou “Sai daqui, puta” e empurrou a repórter da Rádio Gaúcha Renata Medeiros, que cobria o clássico Gre-Nal. Três dias depois, um torcedor do Vasco tentou beijar Bruna Dealtry, repórter do Esporte Interativo, que fazia a cobertura do time carioca no jogo contra o Universidad do Chile, pela Libertadores. No dia do lançamento da campanha, em outro caso: Kelly Costa, da RBS TV, foi ofendida por um torcedor do São José-RS, que enfrentava o Brasil de Pelotas pelo campeonato gaúcho.
Segundo o relatório Mulheres no Jornalismo Brasileiro, feito pela Abraji e pela Gênero e Número, em parceria com o Google News Lab, 83,6% das jornalistas que responderam à pesquisa já sofreram algum tipo de violência psicológica, 65,7% já tiveram sua competência questionada e 64% já sofreram abuso de poder de chefes ou fontes.
Criadora e editora do blogViajante em Tempo Integral, Érica França acaba de lançar o Guia para curtir São Paulo com crianças(Alta Books). A obra tem o objetivo de ajudar quem visita a cidade em fins de semana, feriados e férias e quer saber o que há de melhor para curtir com os filhos. O guia também ajuda quem mora na capital a buscar atrações para ir com as crianças.
“Muitas famílias que moram em São Paulo acabam tendo dúvidas, nos finais de semana, do que fazer com as crianças e que lugares são legais para visitar com os filhos, lugares que têm infraestrutura e atrativos para as crianças”, comenta a autora. “E quem visita a cidade em um final de semana, feriado ou até como destino de férias também tem uma gama de atrações para visitar, para além dos lugares mais tradicionais, como o Ibirapuera e o Zoológico”.
Com informações sobre clima, custo de vida e melhor época para visitas, o guia apresenta um apanhando das melhores atrações da cidade. “Há dicas de atrações específicas para famílias, além de museus, estádios, parques e atrações paulistanas que agradam tanto crianças quanto adultos”, explica Érica. “Outra seção do livro é a de passeios bate-volta para serem feitos a partir de São Paulo. Entre os destinos e atrações citadas estão Guararema, Socorro, Campos do Jordão e o Ski Mountain Park, em São Roque”.
Com valor de capa sugerido de R$ 94,90, está com desconto na Amazon.com.br, ao preço de R$ 75,90.
O Conselho de Comunicação do Congresso Nacional promoverá em 7/5 um seminário para discutir a violência praticada contra jornalistas e outros profissionais de comunicação.
O debate contará com a participação de representantes do Ministério da Justiça, da Fenaj, da Federação dos Radialistas, da ANJ, da Abert e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, entre outras entidades.
O britânico Matthew Scully lança seu primeiro livro no Brasil, Domínio – O poder do ser humano, o sofrimento dos animais e um pedido de misericórdia, pela Civilização Brasileira. Vegetariano há 25 anos, Scully narra algumas lições que aprendeu ao longo desse tempo sobre as relações entre seres humanos e animais. Ele foi editor literário da National Review e colaborou para New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Los Angeles Times, Atlantic Monthly, entre outros. Veja resenha do NY Times.
A revista Casa Vogue lançará no Salão do Móvel de Milão, de 16 a 22/4, a mostra do Prêmio Casa Vogue Design. Foram selecionadas peças de 15 profissionais, que estarão num espaço exclusivo no pavilhão dedicado a uma programação 100% brasileira. A revista levará um mix de peças finalistas e vencedoras, bem como criações dos designers do ano e talentos em ascensão nomeados nas primeiras edições do prêmio (2017 e 2018).
Para facilitar a visita de brasileiros ao FuoriSalone de Milão, o app gratuito da revista – disponível para celular e tablets, nas versões IOS e Android – traz os principais eventos, bairro a bairro, sinalizando-os com imagens, ilustrações e mapas dos principais lançamentos. Informações para imprensa na Helena Augusta Assessoria de Comunicação (mayana@helenaaugusta.com.br ou elaine@helenaagusta.com.br).
Luiz Garcia morreu nessa terça-feira (3/4), aos 81 anos, de uma parada cardiorrespiratória. Há quatro anos, foi diagnosticado com mal de Alzheimer e estava há 13 dias numa clínica de reabilitação em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Deixa mulher e dois filhos.
Ele começou, aos 17 anos, na Tribuna da Imprensa. Passou pelo Globo em 1961, pela primeira vez, como copidesque, e depois pelas redações de O Estado de S. Paulo e da revista Visão. Foi editor-chefe da Veja.
Voltou para O Globo em 1974 e ali permaneceu por 43 anos. Foi editor de Política e de Opinião. Iniciou, em 1986, a crítica interna diária do jornal, o que determinou o padrão dos textos do veículo. Vinte anos depois, passou a assinar uma coluna e foi substituído na crítica por Aluizio Maranhão, que a faz até hoje. Criou o primeiro Manual de Redação e Estilo do Globo, publicado em 1992. Coordenou o programa de treinamento de estágio do jornal. Publicou em 2000 o livro O mundo, esse lírio – Artigos sobre jornalismo e outras coisas.
Cristina Tardáguila (cris@lupa.news e 21-2586-6024 / 981-127-970), diretora da Agência Lupa, anunciou em 2/4 o projeto Lupe, dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil. A iniciativa tem apoio do Facebook, onde Cláudia Gurfinkel responde pelas parcerias com veículos de mídia na América Latina. Hospedado na página da Lupa no Facebook, vai usar tecnologia que já foi testada em períodos eleitorais por outros membros da International Fact-Checking Network, rede de checadores da qual a Lupa faz parte.
O que está programado: (1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, em texto e vídeos, e de candidatos a governador em texto, tendo os candidatos o direito de se manifestarem nas análises publicadas. (2) A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil uma tecnologia inspirada na que a plataforma Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017. Um robô no Messenger confronta palavras-chave com o acervo da Agência Lupa, apresenta a conclusão (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links para encontrar mais dados sobre o tema. (3) Haverá um espaço dedicado à checagem de boatos que afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis, em conjunto com as equipes de campanha dos próprios candidatos. (4) Informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento com o TSE e TREs, para esclarecer boatos, principalmente sobre voto em branco e voto nulo.