7.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

Projeto colaborativo de jornalismo Comprova começa a atuar

O projeto Comprova – coalizão de 24 veículos de imprensa coordenada pela Abraji que identificará rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação capazes de influenciar a campanha para as eleições presidenciais de 2018.– começou em 6/8 suas operações de combate à desinformação e a conteúdos enganosos na internet. As equipes do projeto vão checar textos, imagens e áudios sem origem definida. Não haverá verificação de declarações dadas por candidatos, pois isso não se enquadra no escopo do projeto. O objetivo dessa iniciativa é engajar eleitores no combate à desinformação durante a campanha e limitar a circulação de boatos infundados de teor eleitoral no WhatsApp e em outras redes.

Os interessados em denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados às eleições devem salvar o número 11-977-950-022 e enviar uma mensagem com o pedido de checagem. A utilização do WhatsApp como ferramenta para um projeto eleitoral é uma novidade para o First Draft, que já liderou o CrossCheck, seu premiado projeto com foco nas eleições francesas de 2017, e atuou em parceria com agências de verificação de fatos durante as eleições britânicas e alemãs.

O público poderá acessar esses relatórios em uma central no site do Comprova, projetada para tornar mais fácil para as pessoas compartilharem as informações produzidas pelas redações participantes, seja por Facebook, Twitter ou WhatsApp. Parceiros individuais também produzirão relatórios mais longos em seus próprios sites.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese