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Guto Abranches assume a JBTV

Guto Abranches
Guto Abranches

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Guto Abranches, ex-GloboNews, aceitou convite de Omar Catito Peres, do novo Jornal do Brasil, para a implantação da JBTV. Peres pretende expandir a marca para um canal de televisão na internet, com conteúdo exclusivamente jornalístico.

O cargo de Guto ([email protected]) é de diretor de Rádio e TV do Jornal do Brasil. A fase atual é de transformar a ideia da tevê em projeto concreto: definir grade de programação, equipamentos, orçamento e, mais adiante, pessoal para trabalhar. Do ponto de vista editorial, ele se reporta diretamente a Peres. Nesta fase de planejamento e implantação, atua em conjunto com Antônio Carlos Mello Affonso, vice-presidente financeiro e administrativo. À medida que a tevê evoluir, vai haver mais interação com a redação do jornal, que conta com o vice-presidente editorial Gilberto Menezes Côrtes; Jan Theophilo no Informe JB, Tereza Cruvinel, Hildegard Angel, Renato Maurício Prado e muita gente boa.

“Num momento em que tantos lugares estão derretendo, mandando gente embora, aqui estamos nascendo e com proposta de investimento”, afirma Abranches. E prossegue: “É uma novidade bacana porque, de um lado, já nasce com o nome do Jornal do Brasil – que eu, paulistano adotado generosamente pelo RJ, descobri que é uma marca, um nome, uma história pela qual o Rio de Janeiro tem uma afeição. De outro lado, a proposta é oferecer um outro olhar, outro recorte, outros pontos de vista e de sensibilidade sobre a realidade do Rio, do Brasil e do mundo”.

Paralelamente, será criada também a Rádio Jornal do Brasil FM – que não é a JB FM, que já existe, mas outro produto de outro dono. Por enquanto, a rádio não será lançada, somente um pouco depois da entrada da webtv no ar, prevista para ainda este ano. Para a audiência distinguir a nova Rádio Jornal do Brasil da Rádio JB existente, está previsto um trabalho de marketing, além da divulgação da rádio dentro da webtv e outras iniciativas. A expectativa é que o conteúdo eminentemente jornalístico da Jornal do Brasil FM, por si só, ajude também a estabelecer essa distinção.

Meteoro.Club dá curso de Meteorologia para a área de comunicação

Meteoro.Club

A startup Meteoro.Club realiza neste sábado (11/8), no Espaço Envolve de Coworking (rua França Pinto, 926), curso de especialização em Meteorologia para jornalistas e profissionais da comunicação, que tem como objetivo apresentar, discutir e aprofundar os fenômenos que interferem no tempo, conceitos na área da Meteorologia e um entendimento melhor da previsão climática para vários segmentos do mercado que interferem na economia do País. O curso proporciona conhecimento baseado em quatro pilares: meteorologia básica, instrumentação, principais sistemas, e tempo e clima.

Ministrado pelo meteorologista César Soares, com larga experiência pela Climatempo Meteorologia, terá carga horária total de oito horas-aula. Inscrições no site da Meteoro.Club.

Maria Carolina Cristianini é a nova editora-chefe do Jornal Joca

Maria Carolina Cristianini

 

Maria Carolina Cristianini

Maria Carolina Cristianini assumiu o cargo de editora-chefe do Jornal Joca, dirigido a jovens e crianças. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com 15 anos de experiência na área de conteúdo para educação, trabalhou por dez anos na revista Recreio, escrevendo para o público infanto-juvenil, onde foi redatora-chefe. Também teve passagens por revistas como Mundo Estranho, Vip e Aventuras na História, onde venceu o Prêmio Esso de Jornalismo 2007, na categoria criação gráfica para revista.

Turner anuncia o fim dos canais do Esporte Interativo

Logo Esporte Interativo

A Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciou nesta quinta-feira (9/8) que migrará a sua principal programação de futebol para as marcas TNT e Space, criando os primeiros superstations para o Brasil. A Turner transmitirá a Série A do Campeonato Brasileiro, a partir de 2019 e pelos próximos seis anos; e continuará comprometida com a Liga da Uefa por mais três temporadas, a partir deste mês.

Os canais Esporte Interativo, bem como suas atividades de produção, serão desativados nos próximos 40 dias. A Turner vai se concentrar em reforçar ainda mais as marcas já estabelecidas TNT e Space. O superstation é um modelo de sucesso nos Estados Unidos e a Turner está confiante de que o mesmo acontecerá no Brasil. (Com informações do Colunista do UOL Flávio Ricco)

Abril volta atrás e fecha também o Guia do Estudante

Ainda na esteira dos cortes na Abril, Portal dos Jornalistas apurou que o Guia do Estudante, embora relacionado entre os títulos que continuariam a receber investimentos da empresa, encerrou suas atividades nesta quinta-feira (9/8). Com isso, deixam a redação 15 jornalistas, oito dos quais exerciam atividades de pesquisa.

Lançado em 1984 como uma edição especial do Almanaque Abril, o Guia englobava publicações como apostilas de disciplinas no currículo brasileiro, revistas sobre vestibulares, avaliações sobre cursos superiores oferecidos no Brasil e anualmente premiava universidades públicas e privadas.

Aparentemente, esses cortes têm gerado tantas informações controvertidas no mercado que a Abril veio a público em nota nesta quinta-feira (9/8) para que esclarecer que a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo CASACOR continua no portfólio da empresa. Até o final do ano, terá 13 edições nacionais: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ribeirão Preto, Brasília, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E, dando continuidade à expansão internacional da marca, no Peru, no Paraguai e em Miami.

Também nesta quinta-feira, fonte da Abril informou que os cortes na redação de Veja atingiram 12 profissionais, entre site e impresso, e que não haverá mais demissões na revista.

Marcelo Tas comandará reality show do Discovery

Marcelo Tas
Marcelo Tas

O apresentador Marcelo Tas comanda um reality show no canal Discovery cuja estreia está prevista para 2019. A série, dedicada à popular cultura do Faça você mesmo, é uma coprodução com a Academia de Filmes que começa a ser gravada esta semana em São Paulo.

A cada episódio, os testes porão à prova as habilidades criativas e técnicas dos participantes. Quesitos como concentração, espírito de equipe e dedicação também serão avaliados pelos jurados, especialistas desse universo.

Tribuna do Povo, de Araras, deixa de circular após quase 130 anos

Jornal Tribuna do Povo

Após quase 130 anos de circulação ininterrupta, a Tribuna do Povo, de Araras, publicou sua derradeira edição em 4 de agosto. Fundado em 1892 (é só 30 anos mais novo que a cidade), esteve nos últimos 25 anos sob o comando de João Gilberto Siviero e Elpídio Carlos Pesce Storolli. No último editorial que assinam, reafirmam os princípios e valores que nortearam a trajetória do jornal ao longo dessas 13 décadas (“A ética sempre foi nosso guia. O trabalho, nosso sustento. A verdade, nossa moeda”) e debitam o fechamento a dois fatores principais: a crise econômica e a revolução da comunicação digital.

Embora afirmem que pretendem levar adiante a página do jornal na internet – www.tribunadopovo.com.br –, dizem ter consciência de que mesmo essa empreitada será um caminho custoso.

FleishmanHillard nomeia Patrícia Marins como diretora-geral no Brasil

Patrícia Marins
Patrícia Marins

A FleishmanHillard anunciou nessa terça-feira (7/8) a nomeação de Patrícia Marins como diretora-geral das operações da agência no Brasil, cargo que acumulará com as suas funções como sócia em Brasília do Grupo In Press, holding que representa a marca no mercado brasileiro. Ela sucede a Sandro Rego, que deixa a empresa, ainda cuidando de algumas transições, sai de férias e define os próximos passos profissionais nas próximas semanas.

Executiva paulista que faz parte do Grupo In Press há mais de 20 anos, agora em dupla jornada, vai dividir seu tempo entre Brasília e São Paulo. São 15 anos de experiência na Capital Federal, onde desenvolveu grande expertise em gestão de reputação, comunicações de crise e public affairs. Neste novo ciclo, em que terá também responsabilidades de diretora-geral da FleishmanHillard, ela buscará aprimorar as capacidades de comunicação e a liderança de pensamento da agência, para fornecer aos clientes serviços de consultoria estratégica em várias práticas e ajudar a conectar empresas brasileiras à rede global da FleishmanHillard.

Sandro, que deixa a agência após quase dois anos, liderou a área de comunicação em organizações como CSN, Boticário e Safra, tendo passado um período de estudos no Canadá.

Maristela Mafei questiona contrato de venda da Maquina para o Grupo WPP

Maristela Mafei questiona os valores das parcelas relativas à compra da agência feitas com base na lucratividade da empresa
Maristela Mafei questiona os valores das parcelas relativas à compra da agência feitas com base na lucratividade da empresa

Maristela Mafei, fundadora e ex-presidente da Máquina da Notícia, agência adquirida em janeiro de 2016 pela Cohn & Wolfe, do Grupo WPP, entrou com reclamação na Câmara Arbitral do Canadá, denunciando o contrato.

Nota publicada pela Folha de S.Paulo nessa terça-feira (7/8) informa que o imbróglio tem como base o pagamento do chamado earn-out, ou seja, das parcelas relativas à compra da agência feitas com base na lucratividade da empresa. Como esta foi menor do que o esperado e mesmo planejado, o mesmo se dá com as parcelas a serem pagas a Mafei.

Estima-se que a agência foi vendida por R$ 80 milhões, com pagamento à vista de 50% desse valor e o restante em até cinco anos, sendo o valor atrelado a um crescimento no lucro da empresa – de maneira inusual, o início da contagem foi acertado para 2015 (ano inicialmente considerado bom para a agência, ainda que anterior ao contrato assinado).

Segundo apurou este J&Cia, embora o faturamento da Máquina tenha crescido 2% em 2017, seu lucro registrou queda de 23%, sobretudo pelo crescimento de despesas, entre alas a celetização completa da agência (inclusive em cargos de direção), perdas de alguns contratos lucrativos (repostos por outros, porém com margens menores) e também da taxa compulsória de administração paga ao Grupo comprador, da ordem de 5% sobre a receita bruta. Com isso, o pagamento do earn-out da compra da agência também despencou, elevando o grau de insatisfação.

Marcelo Diego, CEO da agência, está afastado da operação, mas, conforme informações de pessoas que lá atuam, continua assinando todos os documentos da empresa como seu representante legal.

Maristela deixou a operação da empresa em outubro de 2016, ocasião em que viajou para uma temporada de estudos nos EUA, inclusive com aval contratual da própria Cohn & Wolfe. Voltou ao Brasil meses atrás.

A WPP determinou que seus dirigentes e os da Máquina não se pronunciem sobre o episódio, o que deixa indefinido qualquer prognóstico sobre o desfecho da disputa.

Sobre a escolha da Câmara do Canadá para a arbitragem do conflito, é questão contratual e não escolha unilateral. Pelo que apurou este J&Cia, ela tem sido a Câmara Arbitral preferida para conflitos de natureza econômica, pela competência e agilidade de procedimentos.

Projeto colaborativo de jornalismo Comprova começa a atuar

O projeto Comprova – coalizão de 24 veículos de imprensa coordenada pela Abraji que identificará rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação capazes de influenciar a campanha para as eleições presidenciais de 2018.– começou em 6/8 suas operações de combate à desinformação e a conteúdos enganosos na internet. As equipes do projeto vão checar textos, imagens e áudios sem origem definida. Não haverá verificação de declarações dadas por candidatos, pois isso não se enquadra no escopo do projeto. O objetivo dessa iniciativa é engajar eleitores no combate à desinformação durante a campanha e limitar a circulação de boatos infundados de teor eleitoral no WhatsApp e em outras redes.

Os interessados em denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados às eleições devem salvar o número 11-977-950-022 e enviar uma mensagem com o pedido de checagem. A utilização do WhatsApp como ferramenta para um projeto eleitoral é uma novidade para o First Draft, que já liderou o CrossCheck, seu premiado projeto com foco nas eleições francesas de 2017, e atuou em parceria com agências de verificação de fatos durante as eleições britânicas e alemãs.

O público poderá acessar esses relatórios em uma central no site do Comprova, projetada para tornar mais fácil para as pessoas compartilharem as informações produzidas pelas redações participantes, seja por Facebook, Twitter ou WhatsApp. Parceiros individuais também produzirão relatórios mais longos em seus próprios sites.

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